Prefeito Euclério Sampaio recebe prêmio “Prefeito Inovador” por ações de tecnologia desenvolvidas na cidade

O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio recebeu, nesta quinta-feira (27), o prêmio “Prefeito Inovador”, em reconhecimento ao projeto das luminárias inteligentes e investimentos em inovação. A homenagem foi realizada durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, que aconteceu no Hotel Senac, na Ilha do Boi, em Vitória.


“Trabalhar com estratégia e planejamento é o segredo para fazer o município se desenvolver. Tem que investir em tecnologia e informação”, destacou o prefeito ao receber a premiação, que dedicou à equipe de governo.


Durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, o subsecretário de Tecnologia da Informação de Cariacica, Teófilo Dias, apresentou vários projetos que coloca o município no rol das cidades inteligentes e interconectadas, as chamadas smart cities.  


Entre os projetos estão as luminárias inteligentes, único município do Estado com essa tecnologia, que são câmeras de alta performance, com reconhecimento facial e tecnologia Optical Character Recognition (OCR), entre outras funções embarcadas.  


Também foi apresentado o projeto “Cariacica Digital”, lançado recentemente, que consiste em um aplicativo utilizado pela população para acessar os vários serviços municipais oferecidos.  


Além disso, outros projetos também figuram entre os programas de inovação desenvolvidos em Cariacica, como o “Assistência Social Digital”, que facilita o recadastramento da população no CadÚnico, agendamentos por WhatsApp, além de investimentos em wi-fi, com 950 pontos e 250 mil acessos por mês.    


“Cerco Inteligente”, “Procon on-line”, “Botão do Pânico”, “Cariacica Sem Papel” e “Minha Saúde”, com agendamento de consultas médicas, também estão entre os vários projetos apresentados durante fórum.