Defesa Civil realiza última etapa de formação de voluntários do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil neste sábado (29)

A Defesa Civil de Cariacica realiza neste sábado (29), das 8h às 13 horas, na sede do órgão, que fica no 6º Batalhão do Corpo de Bombeiros, em São Francisco, o último módulo do Curso de Formação de Voluntários voltado para os moradores da Região 7, que engloba os bairros Rio Marinho, Jardim Botânico, Jardim de Alah e adjacências. O objetivo é preparar os 50 voluntários que estão inscritos, por meio de aulas teóricas e práticas, com simulados nos seguintes temas: noções de combate a incêndios, primeiros socorros, e prevenção de acidentes domésticos.

Após a apresentação de cada tema, haverá uma simulação prática de como lidar com os diversos cenários de acidentes que possam acontecer em seu imóvel ou comunidade de origem.

Os voluntários foram capacitados com os seguintes temas:

Módulo 1 - conhecendo a Defesa Civil e o papel do voluntariado;
Módulo 2 - noções básicas de risco geológico e ações de monitoramento;
Módulo 3 - noções básicas de risco geológico e estrutural e ações de monitoramento; e
Módulo 4 - noções de combate a incêndios, primeiros socorros e prevenção de acidentes domésticos.

Os voluntários estão sendo capacitados por regiões administrativas, dentro dos bairros, lugares onde as prováveis ocorrências possam acontecer. Após a conclusão deste último módulo, os voluntários serão certificados e estarão aptos para participar das seguintes ações:

- Monitoramento das áreas de risco da comunidade de origem;
- Sinalização e evacuação de áreas afetadas por desastres;
- Acionamento do poder público em situações de emergência;
- Participação em campanhas educativas e preventivas;
- Participação em treinamentos e simulados;
- Participação em campanhas de arrecadação de donativos;
- Auxiliar no acolhimento de famílias e na organização de abrigos temporários;
- Participação em atividades cívicas.

Nupdecs

Os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) têm por objetivo organizar e preparar a comunidade local para auxiliar a Defesa Civil Municipal na pronta resposta aos desastres, além de promover a participação da população, estimulando uma nova cultura voltada à prevenção de riscos.