Grupo de teatro de Cariacica fará turnê e levará riquezas culturais do município para a Europa

Para comemorar os 30 anos do Teatro Motim, o grupo vai fazer uma série de apresentações em turnê na Europa, com a peça "O Criminoso", na cidade de Saint-Imier, na Suíça, no domingo, 23 de julho. Antes, passarão por Paris, na França, e por cidades na Itália. A equipe já viaja neste sábado (15).


Mas, antes da viagem, o grupo fará um ensaio aberto da peça nesta sexta (14), no Bar do Pantera, na rua Coronel Olímpio Cunha, em Campo Grande, às 20 horas. Para arcar com os custos, quem prestigiar poderá adquirir a camisa do grupo no local, no valor de R$ 50.


Além da peça, o grupo, que é de Cariacica, realizará palestras sobre a resistência cultural nas periferias e também vai apresentar o documentário Africanizar, do jornalista Jacques Mota, gravado em Cariacica. O curta retrata o racismo estrutural na sociedade brasileira. Na bagagem também estão alguns itens que representam a cultura do município, como os tambores de congo e as performances do icônico João Bananeira.


O grupo tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) e conta com recursos da Lei João Bananeira. "Levar os talentos e os produtos culturais da nossa terra para o mundo é uma grande oportunidade para que todos saibam que Cariacica tem uma riqueza cultural muito valiosa e histórica", disse o secretário de Cultura e Turismo Alvarito Mendes Filho.


A equipe foi convidada para a turnê na Europa após ter se apresentado em Vila Cajueiro em setembro do ano passado, quando estiveram presentes participantes da América Latina, Ásia e Europa. Os custos da viagem e estadia serão pagos pela organização do evento.