Cariacica vai manter escolas cívico-militares no município

 A Secretaria de Educação de Cariacica (Seme) vai manter as escolas cívico-militares no município, apesar de o governo federal ter anunciado que vai encerrar o Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (Pecim) em todo o país.


No município, o projeto tem uma avaliação bastante positiva nas três escolas que possui nessa modalidade, sendo uma em tempo integral, no bairro Itanguá, e duas em tempo regular, localizadas em Jardim América e Itacibá, com um total de 1.990 alunos. O ano letivo segue normalmente para todos os estudantes da rede.


As escolas cívico-militares em Cariacica são Terfina Rocha Ferreira, em Itacibá (tempo regular); Afonso Schwab, em Jardim América (tempo regular) e Coronel PM Orlady Rocha Filho, em Itanguá (tempo integral).


"Queremos tranquilizar as famílias dos alunos que o ano letivo continua e que as escolas seguem funcionando normalmente em Cariacica", ressaltou a secretária de Educação de Cariaica, Luzian Belisario.


A Seme ressalta que somente uma das três escolas da modalidade é regida pelo governo federal, portanto, passará para a regência da secretaria. As outras duas já são de projetos próprios construídos pelo município em parceria com a Polícia Militar do Espírito Santo e o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo.


A Coronel PM Orlady Rocha Filho, primeira escola cívico-militar de Cariacica, foi inaugurada em março de 2022 e a Afonso Schwab foi inaugurada em abril do mesmo ano. Já a escola Terfina Rocha Ferreira passou para a modalidade cívico-militar no início do ano letivo de 2023.