Cariacica 133 anos: primeiro dia do Grande Festival de Quadrilhas resgata tradição junina em Jardim América

Comidas típicas, muita dança, alegria e diversão estiveram presentes no primeiro dia do Grande Festival de Quadrilhas, que aconteceu nesta sexta-feira (16), ao lado do Estádio da Desportiva, em Jardim América. O evento faz parte das comemorações dos 133 anos da cidade, que faz aniversário em junho, mês de São João. 

Até este domingo (19), a rua Engenheiro José Himério vai ser palco do evento, que vai contar com diversas barracas de comidas típicas, apresentações de 16 grupos de quadrilha e dois trios de forró que prometem animar todo mundo.


A primeira noite contou com a abertura oficial, além das apresentações do grupo infantil Estrela do Amanhã, Quadrilha Arrasta-Pé de Piranema, Casamento no São João do Motumbaxé, Cheiro de Forró e o show com Trio Forró Clandestino.


"Nosso objetivo é resgatar a tradição junina com o Grande Festival de Quadrilhas. Preparamos uma grande festa com diversos grupos juninos para que todos possam aproveitar até o último dia dessa grande festa", disse o secretário de Cultura e Turismo Alvarito Mendes Filho.


O público aprovou e as arquibancadas estavam cheias. Haverá, ainda, premiação para as melhores quadrilhas, que serão avaliadas por um júri especializado, que levará em conta critérios como coreografia, animação, figurino, harmonia e repertório musical.


Flávio Correa Senna Seixas, marcador da primeira quadrilha da noite, o grupo infantil Estrela do Amanhã, disse que está confiante e espera o resultado final. "Ensaiamos bastante com muito esforço e trabalho. São crianças de 6 a 13 anos e eles estão de parabéns pela dedicação entregue e que as pessoas assistiram", afirmou.


Tradição


A operadora de máquinas Camila Helena Camillo de Oliveira veio de Vila Velha para prestigiar o evento. "A festa está muito legal. É muito importante resgatar a cultura e a tradição de realizar festas juninas. Tem muita opção de culinária. Quem não veio no primeiro dia pode vir nos próximos dias porque o festival está bem bacana", destacou. 


A autônoma Tacia Francisco da Silva, que também é de Vila Velha, reforçou a importância do resgate da tradição caipira, pois ela nasceu em Recife, na Região Nordeste, onde costuma ter muitas festas juninas nesta época do ano. "Os grupos estão se apresentando muito bem. É muito importante manter as tradições das festas juninas. Eu venho de uma cidade que tem muito evento junino, então fico feliz que aqui tenha também", completou.  


O Grande Festival de Quadrilhas é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), com produção da Associação Cultural Circense e Ambiental Uma Floresta.


Grande Festival de Quadrilhas



  • Apresentações de grupos juninos e shows com bandas de forró

  • Local: Rua Engenheiro José Himério, ao lado da Desportiva, em Jardim América

  • Entrada gratuita


Programação



  • Sábado (17)

    18h30 - Abertura  
    19 horas - Quadrilha Casamento a Pé
    19h20 - Quadrilha Arrasta-Pé de Bela Aurora
    20 horas - Quadrilha Balunga
    20h40 - Quadrilha Terra Nostra
    21 horas - Quadrilha Flor de Lis
    22 horas - Quadrilha Império Junino
    23 horas - Quadrilha Amor Caipira


  • Domingo (18)

    18 horas - Abertura  
    19 horas - Quadrilha Casamento do Albino
    19h20 - Quadrilha Arraiá do Albino 
    20 horas - Quadrilha Casamento Babado
    20h20 - Quadrilha Arraiá Junino e Babado
    21 horas - Quadrilha Arraiá Disse e Me Disse
    22 horas - Premiação das três melhores quadrilhas e show de forró com Barbara Greco