Dia Mundial do Acolhimento Familiar: Cariacica é referência com o Programa Família Acolhedora

Nesta quarta-feira, 31 de maio, é o Dia Mundial do Acolhimento Familiar. E o município de Cariacica é considerado uma referência estaudual no assunto com o Programa Família Acolhedora, que existe há 11 anos e já realizou 101 acolhimentos. 


O Programa Família Acolhedora, da Secretaria de Assistência Social (Semas), é uma das modalidades de acolhimento a crianças e adolescentes que tiveram como medida protetiva o afastamento da família de origem, organizando o convívio em residência de famílias do município e garantindo a experiência de vida em comunidade.


"O programa é muito importante dentro do trabalho da assistência social. Lembrar desse dia é uma forma de valorizar quem faz parte da história do Família Acolhedora, que é um programa que transforma a vida das pessoas", afirmou a secretária de Assistência Social Danyelle Lirio.


Objetivo


O principal objetivo do programa é acolher crianças e/ou adolescentes com faixa etária de 0 a 18 anos em famílias por um ano, podendo ser renovado por mais um ano de acordo com decisão judicial, e propiciar o atendimento em ambiente familiar, garantindo atenção individualizada e convivência comunitária. 


Pessoas interessadas em participar do Programa Família Acolhedora podem ligar para o telefone 3354-5562.


Pré-requisitos para participar



  • Ser morador de Cariacica por, no mínimo, dois anos

  • Ter entre 25 e 60 anos de idade

  • Ter a autorização e a colaboração de todos os membros da família

  • Não estar no cadastro de adoção

  • Não possuir pendência judicial

  • Ter interesse e disponibilidade para atender crianças e/ou adolescentes acolhidos

  • Possuir parecer favorável da equipe técnica do serviço Família Acolhedora