Secretaria de Serviços leva melhorias aos oito cemitérios municipais

A Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria de Serviços (Semserv), está levando melhorias aos oito cemitérios municipais. Estão sendo realizadas ações na área de circulação, com a concretagem do piso, na limpeza, na modernização, na iluminação e na informatização dos cadastros.

Os cemitérios de São João Batista, Cruzeiro do Sul e Alto Lage estão passando por manutenção e adequações, entre as quais a concretagem de todo o piso. Em Oriente, o trabalho já foi concluído.

“Os espaços reservados para os coveiros estão sendo humanizados, com colocação de frigobar, microondas e armários a fim de melhorar as condições de trabalho, tudo dentro das condições sanitárias estabelecidas pela norma NR24. E as administrações dos cemitérios também estãos todas sendo informatizadas”, destacou Marcos Aranda, secretário de Serviços.

Os cemitérios de Oriente e São João Batista receberam nova iluminação. Em Novo Brasil, as intervenções incluem melhorias no muro e construção de rampa de acessibilidade e de calçada cidadã.

No cemitério de Nova Rosa da Penha estão sendo construídos nichos para depositar os restos mortais. Também será construído um ossário.

"A secretaria também faz essas ações para dar mais dignidade aos moradores que tenham algum familiar sepultado nos cemitérios municipais. No Dia das Mães, por exemplo, as pessoas que foram a esses espaços receberam rosas para homenagear seus entes queridos", explicou Aranda.

Recadastramento

A Secretaria de Serviços também está fazendo o recadastramento das famílias que contam com jazigos nos oito cemitérios municipais. Para isso, é preciso que os proprietários procurem o setor de Necrópole, na sede da Prefeitura, para fazer a atualização de dados para serem notificados em relação à manutenção dos jazigos.

Enquanto isso, a Semserv está fazendo mais de 80 tampas para cobrir as sepulturas quando a família não é localizada.