Centro Pop inaugura sala de Educação de Jovens e Adultos para pessoas em situação de rua

José Guerra, 40 anos, é pintor e está no Espírito Santo há um ano. Por causa do desemprego e depois de sofrer um assalto, ele acabou vivendo nas ruas. Mas a partir de agora ele tem a oportunidade de mudar de vida, já que é um dos alunos matriculados na sala da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Centro Pop de Cariacica, voltada para pessoas em situação de rua. “Estudar vai me dar a chance de conseguir um emprego e sair da rua", diz.

As aulas são oferecidas a pessoas em situação de rua que são assistidas pelo equipamento, fruto de uma parceria entre as secretarias de Assistência Social (Semas) e de Educação (Seme), e já são cinco alunos matriculados. A aula inaugural aconteceu nesta terça-feira (9).

“Este dia foi muito sonhado por nós, pois sabemos que os sonhos se concretizam e mudanças de vida acontecem. É essa melhoria de vida que queremos promover entre as pessoas em situação de rua a partir do momento que oferecemos as aulas”, afirmou Danyelle Lirio, secretária de Assistência Social.

Regina Célia Wansen, gerente de ensino da Seme, participou da cerimônia representando o secretário interino Rogério Santos Guimarães. “Espero que tenhamos outras oportunidades de ofertar educação a todos, porque acredito que ela traz significado à vida”, destacou.

Para Fábio Ramos, coordenador do Centro Pop, o equipamento é um local onde as pessoas em situação de rua precisam se sentir acolhidas. “Muitos chegam aqui e dizem que por onde passam não são olhadas nos olhos, não recebem um bom dia e não são chamados pelo nome. Mas aqui é um local de acolhimento”, disse.

Professora há 15 anos, Mônica da Conceição Dias é quem conduz as aulas. “Eu aceitei o desafio de dar aulas na EJA do Centro Pop e agradeço a oportunidade de trabalhar com esse público”, conclui.