Fiscalização fecha fábrica clandestina de linguiça com 140 quilos de produtos impróprios para consumo

A equipe do Serviço de Inspeção Municipal da Secretaria de Agricultura e Pesca (Semap) interditou no último dia 28 de março uma fábrica de linguiça clandestina que funcionava na região de Padre Matias, zona rural de município. Durante a fiscalização, cerca de 140 quilos de linguiça e carne bovina sem certificação e imprópria para o consumo foram inutilizados.

A fiscalização foi realizada em parceria a Guarda Municipal após denúncia por meio da Ouvidoria. Durante a inspeção, foi constatado que o local não possuía registro do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e nenhuma outra licença para funcionamento e comercialização de produtos.

Segundo a coordenadora de inspeção e médica veterinária da Semap, Karina Santana, os produtos encontrados estavam armazenados de forma inadequada, em local sem a mínima higiene, com muitos insetos e total falta de refrigeração.

“A proprietária da fábrica clandestina estava no local no momento da fiscalização e recebeu o auto de infração e acompanhou a interdição do local. Ela também foi notificada para providenciar o descarte adequado dos produtos inutilizados pela equipe, a realizar melhorias no espaço e a providenciar a documentação necessária para que o mesmo ele volte a funcionar”, explicou.

O secretário de Agricultura e Pesca Nilson Teixeira, explica que o município possui o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para produtos de origem animal e os produtores que desejarem regularizar e obter o selo de inspeção municipal pode procurar a secretaria.

“Oferecemos atendimento ao produtor, onde orientamos sobre os procedimentos para obtenção do selo de inspeção, o que vai garantir a qualidade do seu produto. É importante também que a população fique atenta ao adquirir produtos de origem duvidosa, sem selo de inspeção, por conta dos riscos à saúde que eles podem gerar” destacou

Denúncias

A equipe do Serviço de Inspeção Municipal da Secretaria de Agricultura e Pesca (Semap) realiza fiscalização no município e as denúncias de estabelecimentos clandestinos e irregulares podem ser realizadas por meio da Ouvidoria no telefone 162.