Dia Mundial da Tuberculose: Cariacica oferece vacina, exame e tratamento em Unidades de Saúde

O Dia Mundial da Tuberculose, celebrado em 24 de março, tem como objetivo conscientizar o público sobre os esforços para eliminar a doença que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mata 1,1 milhão de pessoas por ano no planeta.


Em Cariacica, a Secretaria de Saúde de Cariacica (Semus) oferta serviços que vão desde a vacinação, passando pela detecção até o tratamento dentro de sua rede de atendimento.


Em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) há profissionais capacitados para fazer o primeiro atendimento, com a coleta do exame de baciloscopia. A detecção de casos novos é feita por intermédio do atendimento de demanda espontânea, busca ativa e encaminhamentos de outros serviços de saúde, bem como pela vigilância de contatos intradomiciliares de pessoas doentes.


Todo caso confirmado de tuberculose é encaminhado para a UBS de Jardim América, que é a unidade de referência, para ser avaliado, tratado e acompanhado. No local também é realizada a prova tuberculínica (PPD), às segundas e terças, das 9h30 às 11h30.


Já a vacina BCG, que protege das formas graves da tuberculose, é ofertada nas UBS de Jardim Botânico (às quartas e sextas-feiras), Santa Fé (às terças e quintas-feiras) e Nova Rosa da Penha 2 (às segundas e quartas-feiras). Não é necessário agendar.


"A tuberculose é uma doença grave, que pode levar à morte, e nossa população precisa ter conhecimento de que é possível se prevenir. A vacina BCG é oferecida pelo SUS e protege contra as formas mais graves de tuberculose", salientou César Colnago, secretário de Saúde de Cariacica.


Sobre a doença



  • A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

  • Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde, um terço da população mundial está infectada pelo Mycobacterium tuberculosis, também conhecido como bacilo de Koch, e em risco de desenvolver a doença. Há cerca de 8,8 milhões de doentes e 1,1 milhões de mortes por ano no mundo.

  • O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 82% do total de casos de tuberculose no mundo. Embora seja uma doença passível de ser prevenida, tratada e mesmo curada, ainda mata cerca de 4,7 mil pessoas todos os anos no Brasil.

  • Cada paciente com tuberculose pulmonar que não se trata, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano.

  • O principal sintoma da tuberculose é a tosse, que pode ser seca ou produtiva (com catarro).

  • A tuberculose pode ser transmitida por via respiratória, pela eliminação de gotículas produzidas pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa com tuberculose ativa, sem tratamento.