Serviço Família Acolhedora: canal de transformação na vida de crianças e adolescentes

A consultora óptica Jhoana Nascimento Roseno, hoje com 22 anos, tinha 12 anos quando foi levada a um serviço de acolhimento pela primeira vez. "Eu não tinha confiança em ninguém, não tinha esperança", diz. Aos 14, ela foi inserida no serviço Família Acolhedora. "Foi ali que passei a ter olhos para pessoas boas. Eu achava que não podia ser nada da vida. Essa família falou: 'você pode'. Eles me ajudaram a apagar o passado e a ser uma pessoa melhor".

O depoimento emocionado de Jhoana fez parte de um programação em comemoração aos 11 anos do Serviço Família Acolhedora, que contou nesta quarta-feira (22) com uma palestra da psicóloga Solineia Braun, da 2ª Vara da Infância e Juventude de Cariacica.

A programação promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Cariacica (Semas) aconteceu no Centro Cultural Frei Civitella, em Campo Grande. "O serviço é uma referência no Estado. Outros municípios vêm conhecer esse trabalho tão bonito e tão importante. Precisamos que todos propaguem essa importante forma de acolhimento", disse a secretária de Assistência Social, Danyelle Lirio.

A dona de casa Sonia Maria Alves Barbosa Lisboa, 57 anos, faz parte da história do serviço. "É uma experiência gratificante e poderosa. Recebi seis crianças na minha casa. E recebi em dobro todo amor que eu dei a elas", diz.

Também participaram do evento o subsecretário de Assistência Social, Marcelo David; a gerente de Proteção Social Especial de Cariacica Juliana Oliveira; e a coordenadora do Família Acolhedora Cristiana Couto.

O que é o serviço

O Família Acolhedora é uma das modalidades de acolhimento a crianças e adolescentes que tiveram como medida protetiva o afastamento da família de origem, organizando o acolhimento em residência de famílias do município.

A lei municipal que respalda o programa é a Lei 4.917 de 26 de março de 2012. A família interessada em participar pode ligar para o telefone 3354-5562.

Objetivos

O principal objetivo é acolher crianças e/ou adolescentes com faixa etária de 0 a 18 anos em famílias acolhedoras, por 1 ano, podendo ser renovado por mais 1 ano de acordo com decisão judicial, e propiciar o atendimento em ambiente familiar, garantindo atenção individualizada e convivência comunitária.

Pré-requisitos para participar

- Ser morador de Cariacica por, no mínimo, dois anos

- Ter entre 25 e 60 anos de idade

- Ter a autorização e a colaboração de todos os membros da família