Prefeitura de Cariacica faz reunião em Brasília sobre a utilização da via férrea que corta o município

O secretário-chefe de Gabinete Rogério Guimarães e o secretário de Habitação Wellington Silva estiveram em Brasília na última terça-feira (21) representando o município de Cariacica em uma reunião na Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário, órgão ligado ao Ministério dos Transportes. Na pauta, o pedido para que o trecho atualmente ocupado pela malha ferroviária da VLI seja cedido ao município.

Segundo Rogério Guimarães, a Prefeitura de Cariacica, juntamente com representantes de outras 11 prefeituras do Estado, pleiteia a doação para que possa ser dada uma destinação mais útil à municipalidade e à comunidade, uma vez que toda a malha férrea da empresa está abandonada.

“A reunião foi muito positiva para o município e saímos muito otimistas em relação à doação da área para o município”, avalia Guimarães.

Também participaram da reunião os deputados federais Messias Donato e Gilson Daniel.

Segundo o secretário-chefe de gabinete, a Prefeitura de Cariacica planeja transformar toda a linha férrea em uma área de lazer para a cidade, com construção de ciclovia e pista de caminhada ao longo dos 7 km que cortam o município.

Levantamento da Prefeitura mostrou que os 7 km de extensão da malha ferroviária encontram-se em estado de abandono e há pontos com ausência de trilhos e dormentes, invadidos por vegetação e até mesmo aterrados.