Programa Família Acolhedora possibilita que crianças e adolescentes à espera de adoção tenham convívio em comunidade

O caminhoneiro aposentado Evandro Pereira, de 60 anos, e a dona de casa Simone Leite Pereira, 51, já tinham três filhos crescidos quando resolveram, há quatro anos, fazer parte do programa Família Acolhedora, da Secretaria Municipal de Assistência Social de Cariacica (Semas).

A iniciativa da Semas, que é considerada uma referência estadual em acolhimento familiar de crianças e adolescentes durante seus 11 anos de atividades, tem garantido aos acolhidos uma experiência de vida em comunidade.

Evandro e Simone, que são casados há 28 anos, contam que decidiram participar do programa para doar um pouco do amor da família para as crianças. Eles participaram do Família Acolhedora há quatro anos e hoje acolhem uma menina de 11 meses.

Quando chegou a casa da família, a pequena Maria (nome fictício) era uma bebê que interagia pouco e estava debilitada. "Neste tempo ela se desenvolveu muito e já está até andando e feliz", comemora Simone.

Outras quatro crianças já passaram pela casa de Evandro e Simone. Todas saíram de lá diretamente para outras famílias, pelas quais foram adotadas definitivamente. "É muito gratificante saber que elas passam por aqui para depois ganhar um lar, uma família", diz Evandro.

O que é o serviço

O Família Acolhedora é uma das modalidades de acolhimento a crianças e adolescentes que tiveram como medida protetiva o afastamento da família de origem, organizando o acolhimento em residência de famílias do município.

A lei municipal que respalda o programa é a Lei 4.917 de 26 de março de 2012. A família interessada em participar pode ligar para o telefone 3354-5562.

Objetivos

O principal objetivo é acolher crianças e/ou adolescentes com faixa etária de 0 a 18 anos em famílias acolhedoras, por 1 ano, podendo ser renovado por mais 1 ano de acordo com decisão judicial, e propiciar o atendimento em ambiente familiar, garantindo atenção individualizada e convivência comunitária.

Pré-requisitos para participar

- Ser morador de Cariacica por, no mínimo, dois anos

- Ter entre 25 e 60 anos de idade

- Ter a autorização e a colaboração de todos os membros da família