Ação do Dia Mundial da Obesidade é sucesso neste sábado (4) no Parque da Biquinha

Uma ação educativa com diferentes serviços de saúde, orientações nutricionais e lançamento da proposta de desafio de perda de peso saudável para os participantes. Assim foi o evento que alertou a população sobre os riscos da obesidade, promovido pelas secretarias de Saúde (Semus) e Esporte e Lazer (Semesp) neste sábado (4) no Parque Delegado Oswaldo Viola, o Parque da Biquinha, em Jardim América.

“Para você evitar doenças depende do seu comportamento. Ou seja, do que você come. Por esse motivo que estamos fazendo essa mobilização importante para a sociedade. Campanhas como essas sobre a obesidade e sua conscientização são fundamentais”, destacou César Colnago, secretário de Saúde de Cariacica.

Entre os serviços disponibilizados no dia estavam coleta de dados nutricionais (peso, altura e marcadores de consumo alimentar); aferição de pressão arterial e glicemia capilar; Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs), com oferta de auriculoterapia e massoterapia; orientações sobre o consumo consciente de chás (fitoterapia); alongamento; dança; atividades físicas, entre outras.

“Essa orientação é para chamar a atenção do povo de Cariacica sobre a importância da atividade física aliada à adequação da alimentação, pois a alimentação sozinha não faz milagres. Mas em conjunto podemos ter excelentes resultados e estaremos combatendo a obesidade”, acrescentou Paulo Foto, secretário de Esporte e Lazer. Em Cariacica, a prevalência de obesidade em adultos é de 70%.

Muitos moradores foram até o parque para participar de todas as atividades oferecidas. Uma delas foi Domília Campi Zani. “Além de ajudar o povo, essa ação também está nos orientando como devemos nos alimentar melhor e a fazer as atividades de forma correta”, diz.

O evento foi uma organização da Prefeitura de Cariacica, por meio das secretarias de Saúde e Esporte, com apoio das faculdades Unisales e Emescam.