Prefeitura lança plataforma para abertura de processos por meio digital

A abertura de processos administrativos junto à administração municipal será modernizada a partir desta segunda-feira (27). Como parte do programa estratégico Cariacica Digital, a prefeitura, por meio da Secretaria de Administração e da Subsecretaria de Tecnologia da Informação, lança a Plataforma de Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Com ela, será possível o cidadão abrir processo de modo digital, sem a necessidade de sair de casa.

O SEI é uma plataforma que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa e um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos. Por meio dela, será possível o cidadão e empresas abrirem processos de solicitação de Isenção de IPTU/Taxa de coleta de resíduos sólidos, Isenção de IPTU em rua sem pavimentação e Imunidade Tributária/Isenção de Taxas.

"Com o lançamento dessa nova plataforma estamos dando mais um passo na modernização da gestão da nossa cidade", ressaltou o prefeito Euclério Sampaio.

Para acessar a plataforma, é necessário, primeiro, realizar cadastro prévio acessando a página https://sei.cariacica.es.gov.br/portal/login.aspx, com dados pessoais do usuário. Após a criação do cadastro, o morador será direcionado para a página onde poderá iniciar a abertura do processo e automaticamente será gerado o número do processo e feita a tramitação para área responsável.

Também é possível acompanhar o andamento do processo via sistema ou por meio das notificações que serão enviadas ao e-mail cadastrado.

"Estamos modernizando a gestão do município a fim de torná-la mais eficiente e, consequentemente, Cariacica um lugar melhor para se viver e investir", destaca o secretário de Administração Jorge Saadi.

“A Plataforma SEI é mais um projeto que faz parte do Programa Estratégico Cariacica Digital. Alguns dos objetivos que esperamos alcançar é o aumento da eficiência da administração pública, especialmente por meio da desburocratização, da inovação, da transformação digital e da participação do cidadão”, avalia o subsecretario de Tecnologia da Informação de Cariacica, Teófilo Dias.