"Não é Não": Secretaria da Mulher e Direitos Humanos realiza campanha educativa

A Secretaria da Mulher e Direitos Humanos de Cariacica (Semdh), em parceria com a Secretaria de Saúde (Semus), realizou nesta quarta-feira (15), na Praça de Campo Grande, a campanha “Não é Não”, de conscientização sobre o assédio neste Carnaval.


Durante a manhã foram abordados homens e mulheres que passavam pela praça. Ao distribuir folhetos educativos, os participantes da ação explicavam sobre as situações em que se configura assédio e que ele é crime previsto na Lei federal 13.718, de setembro de 2018. A pena para esse tipo de crime varia de 1 a 5 anos de prisão.


"É uma ação muito mais ampla do que falar simplesmente sobre assédio sexual, mas a necessidade do nosso não ser respeitado sem que precisemos justificá-lo", pontua Dulcineia Araújo Pratti, subsecretária da Mulher e Direitos Humanos de Cariacica.


“A nossa ação foi pensada de forma preventiva, abordando e informando sobre atitudes que não devem ser tomadas durante o Carnaval. Assédio é crime!", enfatiza Jaciane Brive Marques, gerente dos Direitos da Mulher da Semdh. 


Para a moradora de Campo Grande Valéria Almeida essas e outras campanhas devem ser realizadas sempre para a conscientização da população. “Achei a campanha muito boa, pois ensina a todos como se prevenir em situações do tipo".


Para denunciar situações de assédio ligue 180, telefone da Central de Atendimento à Mulher.