Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação realiza apresentação do projeto Ecossistema de Inovação

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Cariacica, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), promoveu, nesta terça-feira (14), a primeira reunião de apresentação do projeto Ecossistema de Inovação de Cariacica. O encontro foi realizado na sede do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas & Logística no Estado do Espírito Santo (Transcares) e visa promover um estudo, mapeamento e planejamento para estruturação de um ambiente de inovação na cidade.

A secretária Lúcia Dornellas fez a abertura do evento e explicou que a ideia do projeto é desenvolver um ambiente propício à geração de novas empresas.

“Cariacica já dispõe de um ambiente propício para o desenvolvimento econômico, uma legislação que oferece incentivos tributários para empresas inovadoras se instalarem em polos da cidade. Então, esse encontro é importante para dialogar com as empresas e as entidades ligada à inovação”, destacou.

O chefe de gabinete do prefeito Euclério Sampaio, Rogério Santos Guimarães, também destacou o trabalho da atual gestão para o desenvolvimento econômico e inovação na cidade.

“O prefeito Euclério não tem medido esforços para alcançar todas as entidades e empresas que desejarem se instalar na cidade. Entendendo a importância da inovação para o crescimento de Cariacica, o prefeito tem colocado a estrutura da gestão à disposição para que a cidade possa desenvolver um ambiente propício à geração de novas empresas”, acrescentou.

Ambiente favorável

Já o analista do Sebrae Rodrigo Nascimento disse que Cariacica é um município inovador em muitos aspectos, mas com a criação de um ecossistema capaz de aplicar melhor o conceito de inovação poderá criar um ambiente ainda mais favorável.

“Nossa proposta é criar mecanismos capazes de apoiar o município nas iniciativas para melhorias no ambiente de negócios e geração do desenvolvimento econômico, especialmente de forma inovadora”, explica.

A reunião contou com a participação de empresários de Cariacica, instituição de ensino privado, representante da Universidade Federal do Espírito Santo, agentes do Sebrae, entre outros.

O que é um ecossistema de Inovação?

Um ecossistema de inovação é um conjunto de iniciativas do poder público, empresas e universidades para criar um ambiente colaborativo e inovador, em que todos trabalham juntos e compartilham resultados em comum, proporcionando uma intensa troca de experiências.