Semas participa de ação de conscientização de combate ao trabalho infantil no Carnaval de Vitória

Além do tradicional desfile das escolas de samba capixabas, o Sambão do Povo foi palco de uma ação de conscientização sobre o trabalho infantil, na sexta-feira (10). As equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) marcaram presença na segunda edição do bloco “Não pule a minha infância”, em defesa dos direitos das crianças e adolescentes contra a exploração sexual e o trabalho infantil.

A equipe de Cariacica levou para avenida a mascote do programa no município: o Zé Petinho, que foi criado em 2019, por meio do concurso de desenhos organizado pela equipe intersetorial do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) junto às escolas de ensino fundamental do município. O objetivo da Comissão era que o desenho vencedor se tornar o mascote do PETI no município.

De acordo com a Gerente de Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Assistência Social, Juliana Oliveira Dias, a iniciativa visa chamar atenção da população para a temática bem como divulgar as formas de combate e denúncia de situações de exploração do trabalho infantil. “Esse momento é importante para alertar à população sobre a temática e provocar reflexão sobre medidas de combate”, diz.

Campanha

A Campanha de Enfrentamento ao Trabalho Infantil é uma proposta de caráter nacional, promovida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), que buscam sensibilizar, mobilizar e articular os agentes institucionais governamentais e da sociedade civil para prevenir e erradicar todas as formas de trabalho infantil e assegurar a proteção ao adolescente trabalhador.