Cariacica aposta em ações que apoiam o empreendedorismo e desenvolvimento de negócios

Cariacica é um dos municípios do Estado que estão participando do Programa Cidade Empreendedora, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES). A edição de 2023 vai premiar os municípios mais bem colocados em ações que favorecem o empreendedorismo e desenvolvimento de negócios.

E Cariacica tem tudo para repetir o feito de 2022: o município recebeu a nota 7,3, a maior entre os 78 municípios capixabas no Índice de Capacidade e Estímulo ao Empreendedorismo (ICEE), do Sebrae-ES. Isso reforça a capacidade da cidade de gerar empregos e criar um ambiente propício aos negócios.

“Em Cariacica, o empreendedor não é apenas um CNPJ. Para um empreendedor, seja ele de qualquer tamanho ou atividade, é estendido o tapete azul, ele é tratado como um gerador de emprego, renda e desenvolvimento para a cidade”, destacou o prefeito Euclério Sampaio.

“Uma cidade é empreendedora quando o seu gestor estabelece prioridades, direciona recursos para obras fundamentais para a cidade”, avalia Lúcia Dornellas, secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Cariacica.

Confira algumas ações que valorizam o empreendedorismo em Cariacica:

• Lideranças locais
    O município está organizando o Programa Futuros Possíveis, que irá ouvir 10 grandes empresas ou instituições empresariais, e realizará workshops para diálogo e troca de ideias sobre o desenvolvimento econômico com os três setores mais importantes da cidade: logística, hospitalar e serviços e microempreendedores individuais (MEIs).

• Desburocratização
    Cariacica já está na segunda fase do Programa Simplifica–ES e, após a integração, a cidade irá adquirir o sistema próprio de abertura e renovação das licenças para aberturas de empresas. Também é o primeiro munícipio capixaba no ranking nacional da Lei da Liberdade Econômica e conta com 689 atividades com dispensa de atos públicos

• Sala do Empreendedor
    Em parceria com o Sebrae-ES, a sala está em pleno funcionamento atendendo diariamente todos os empreendedores que procuram o serviço, além dos localizados por busca ativa.

• Empreendedorismo nas escolas
    A educação empreendedora proposta pelo Sebrae-ES para o ensino fundamental incentiva os alunos a buscarem o autoconhecimento, novas aprendizagens e o espírito de coletividade. Essas iniciativas possibilitam que os estudantes desenvolvam habilidades e comportamentos de empreendedores, proporcionando práticas de aprendizagens inovadoras, potencializando a autonomia, além de favorecer o desenvolvimento para a sua gestão pessoal.
    Na rede municipal de Cariacica são atendidas quatro unidades de ensino: Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Arthur da Costa e Silva, em Aparecida; Emef Leonilda das Graças Langa, em Nova Valverde; Emef Noêmia Costa de Lima, em Vista Mar; e Emef Tiradentes, em Bela Aurora.

• Inclusão produtiva
    A compra da merenda escolar é feita diretamente com os produtores rurais. Em 2023 haverá abertura de cursos de qualificação nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) para os jovens que nem trabalham e nem estudam.

• Inovação e sustentabilidade
    Cariacica tem uma lei de incentivos às empresas inovadoras denominada “Lei do Mosaico da Inovação” que dá vários incentivos às empresas de inovação que se instalarem em regiões específicas.