Cariacica participa do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae

O prefeito Euclerio Sampaio participou nesta quarta-feira (25) do 2º Encontro de Cidades Empreendedoras, realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES). Durante o evento, foi lançada a edição deste ano do Programa Cidade Empreendedora, do qual o município participa.

O Programa Cidade Empreendedora reúne um conjunto de ações institucionais orientadas para potencializar a capacidade do setor público municipal em estimular as atividades produtivas no seu território, por meio da formulação de políticas públicas, regulamentações e processos que melhorem o ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas nas cidades. Trata-se de um programa nacional, fomentado pelo Sebrae Nacional e desenvolvido em todos os estados brasileiros.

No ano passado, Cariacica teve a maior nota na avaliação entre os municípios no Programa Cidade Empreendedora.

“Uma cidade empreendedora gera qualidade de vida e renda para os munícipes. Tenho muito orgulho de saber que a cidade onde eu nasci se destaca no programa do Sebrae. Queremos manter ou melhorar ainda mais a nossa nota em 2023”, salientou o prefeito, que também participou de um momento de diálogo com os prefeitos, em que falou sobre a experiência de Cariacica.

“Cariacica possui ações nos dez eixos que o Sebrae interpreta uma cidade como sendo empreendedora”, destacou Lúcia Dornellas, secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Cariacica.

Neste ano, o programa vai contar com uma premiação, e os prefeitos dos quatro municípios com as maiores notas vão fazer uma viagem para conhecer boas práticas em regiões de Portugal e da Espanha.

Destaque

“Nosso Estado foi o primeiro do Brasil a ter 100% dos municípios atendidos pelo Programa Cidade Empreendedora, e temos certeza que as mais de 300 soluções contratadas pelo Sebrae/ES para as 78 prefeituras capixabas, incluindo cursos, oficinas e consultorias, contribuíram para que o Espírito Santo se destacasse nacionalmente”, aponta Pedro Rigo, superintendente do Sebrae/ES.

Também foram apresentados pelo superintendente do Sebrae/ES, durante o evento, os desafios para o Cidade Empreendedora em 2023, programa que ainda conta com o apoio do Governo do Espírito Santo, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes).