Geomanta: proteção contra deslizamentos está sendo instalada em Vale Esperança

Os moradores de Vale Esperança poderão se sentir mais seguros em dias de chuvas. Isso porque a Secretaria de Obras (Semob) está instalando uma geomanta na Avenida Perimetral, com uma extensão de aproximadamente 200 metros. O prazo de conclusão das obras é de 90 dias.


“Sabemos que o município possui encostas e muitas delas têm o perigo de deslizamento de terra no período de chuvas. Temos o mapeamento de todos os locais e agora estamos aplicando a geomanta em Vale Esperança”, disse o secretário de Obras Weverton Moraes.



Instalação

Para a instalação das geomantas são feitas a limpeza e a regularização do terreno. O passo seguinte é a proteção mecânica, que consiste no jateamento da área com uma argamassa. Nesta etapa, os profissionais aplicam o material utilizando técnicas de rapel. Por fim, pinta-se toda a superfície de verde para melhorar a aparência.

O material que vai recobrir o terreno é mais resistente, impermeável e durável que uma lona plástica. Além disso, tem garantida a proteção contra raios UVA e UVB. A geomanta impermeabiliza o solo, evitando o contato com a água e possíveis deslizamentos devido ao peso da terra encharcada.