Cerimônia de Entrega de Boina para 800 estudantes da Escola Cívico-Militar Professor Cerqueira Lima

Oitocentos alunos da Escola Cívico-Militar Professor Cerqueira Lima, em Jardim América, participaram da Cerimônia de Entrega de Boina no 38º Batalhão de Infantaria (BI), em Vila Velha. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Seme) nesta segunda-feira (12). A ação faz parte do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, do Ministério da Educação (MEC).

Participaram 24 turmas do sexto ao nono anos do ensino fundamental II. Entre eles, três aprovados no processo seletivo do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). A assistente social Mirian Cardoso de Melo, que mora em Jardim América, prestigiou o evento e ficou muito orgulhosa de suas duas filhas, Ana Carolina e Beatriz, que participaram da formação. Uma delas passou no Ifes. "Eu acredito em um ensino de qualidade. Me sinto muito emocionada e orgulhosa nesse momento. Tenho certeza de que essa é uma nova fase no ensino delas", disse ela.

"É muito gratificante esse momento de minha vida. Estudei muito e tive o apoio dos meus professores. É uma conquista que vou levar adiante", afirmou a estudante do 9ºA Ana Carolina Cardoso Machado, de 15 anos, que passou no curso técnico em Agropecuária no Ifes de Santa  Teresa.

A irmã de Ana Carolina, Beatriz Cardoso Machado, de 13 anos, falou um pouco sobre o sentimento de vestir o uniforme da escola. "É um evento muito interessante. Vestir esse uniforme representa uma grandiosidade, pois você sente uma responsabilidade maior. A gente se sente importante", destacou a aluna do 7ºC.

O tio das meninas, o empresário Weuler Rodrigues, que teve experiência de 40 anos no Exército Brasileiro, afirmou que é um orgulho para ele ver a nova geração em um lugar de destaque. "Eu dou muito incentivo para as minhas sobrinhas. O Exército foi uma fase muito maravilhosa em minha vida. Tenho saudade. É um aprendizado muito grande, um legado que elas passarão a receber".

Evento

A cerimônia contou com o secretário-chefe de Gabinete, Rogério Santos Guimarães; o subsecretário de Educação, Marcelo Endringer; a diretora da Escola Cívico-Militar Professor Cerqueira Lima, Maria Inês Libardi; e o oficial escolar major Jaymerino Pereira. A banda do 38º BI também estava presente. A aluna Jhully Jennifer, ganhadora do 4º Vem Cantando na categoria gospel, entoou o Hino de Cariacica.

"A história dessa escola é construída pelos alunos, pelos professores e todos os funcionários. Esse projeto está dando certo. E esse é o resultado. Uma parceria forte. Olhem para os seus pais, alunos, e agradeçam a todos eles. Aqui está nosso futuro, que será construído por vocês", disse o secretário-chefe de Gabinete Rogério Santos Guimarães.

O subsecretário de Educação Marcelo Endringer ressaltou a importância das escolas cívico-militares em Cariacica. "Parabéns para todos vocês. O ensino cívico-militar é fundamental na cidade. Parabéns para os pais por terem apostado em um ensino de excelência e qualidade.

"É com muito orgulho que realizamos esse evento. É um privilégio estarmos aqui. Todos os professores e gestores se dedicaram muito para esse grande dia. Orgulho para os pais e felicidade para os alunos, que passarão a ter um novo formato de ensino. É um brado de vitória", complemetou Maria Inês Libardi,  diretora da Escola Cívico-Militar Professor Cerqueira Lima.