Secretaria de Serviços e Defesa Civil estão nas ruas para minimizar efeitos das chuvas

Nas últimas 24 horas o município de Cariacica registrou um volume de 105 milímetros de chuva, sendo que o esperado para a quinta-feira era de 22 milímetros. Para esta sexta-feira (25) estão previstos 55 milímetros. E para minimizar os efeitos, a Secretaria de Serviços (Semserv) e a Defesa Civil estão atuando 24 horas em todas as regiões da cidade.


Nesta sexta-feira a Semserv continua nas ruas da cidade realizando ações de limpeza e desobstrução de redes de drenagem para minimizar o impacto das chuvas nas vias da cidade.


“Nós realizamos o trabalho preventivo durante todo o ano, com limpeza diária de canais e galerias, desobstrução de redes de drenagem, e demais ações para prevenir alagamentos em períodos chuvosos. Mas é preciso que a população colabore e não jogue lixo nas vias públicas, pois isso pode sobrecarregar as redes de drenagem e evitar o escoamento da água nos dias de chuvas intensas”, disse Marcos Aranda, secretário de Serviços, que está nas ruas com suas equipes.


Aranda destaca ainda o bom funcionamento das redes de drenagem do município. "A água escoou rapidamente e quase não foram registrados pontos de alagamento no município."


A Defesa Civil de Cariacica também está de prontidão e realizando monitoramento das áreas de risco 24 horas por dia. Nesta quinta-feira (24) a equipe foi acionada para duas ocorrências devido às chuvas: um desabamento de muro e casa no bairro Alzira Ramos e um deslizamento de barranco no bairro Porto de Santana, ambos sem vítimas. Na manhã desta sexta-feira (25) a equipe retorna aos locais para realizar avaliação estrutural e geológica.


Em caso de ocorrência os munícipes podem acionar o órgão pelo número 98831-6000.


“O trabalho da Defesa Civil é constante, mas estamos intensificando o monitoramento das áreas de risco nestes dias de chuvas intensas”, disse Jonathan Jantorno, coordenador da Defesa Civil de Cariacica.