Centro de Convivência para a Pessoa Idosa oferece vagas para cinco oficinas

O primeiro Centro de Convivência para a Pessoa Idosa (CCPI), inaugurado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) em Jardim América, está em pleno funcionamento. O local, que tem capacidade para atender 200 pessoas, já está com 150 usuários inscritos e ainda tem vagas para outros.

O local oferece oficinas de música, dança, artesanato, esporte e terapia ocupacional, além de atendimento psicossocial. Para se inscrever, o idoso pode ir à sede do centro, que fica na Rua Honduras, 37, das 8h às 17 horas, levando documento de identificação e comprovante de residência.

“O CCPI é um sucesso, uma iniciativa inédita, que mostra nossa preocupação com os idosos do município. Nosso objetivo é fortalecer os vínculos familiares e incentivar a interação comunitária”, afirmou Danyelle Lirio, secretária de Assistência Social.

Participação

Os usuários, todos acima de 60 anos, estão aproveitando cada uma das oficinas oferecidas. A dona de casa Maria Iraídes Souza, 72 anos, está viúva há cinco meses e aproveita as atividades para conviver com outras pessoas. “Quero participar de tudo!”

Dona Lígia Maria Castilho Borges, 74 anos, enfrentou uma depressão depois da morte do marido, mas está conseguindo superar com a ajuda dos filhos e, agora, com a participação no CCPI. “Tenho uma família linda e agora estou fazendo novos amigos aqui”, salientou.

Já Maria Bárbara da Silva Nascimento, 72, tem um dia a dia difícil porque cuida do marido, de 92 anos, e já foi submetida a uma cirurgia do coração. “Mas aqui é meu momento de lazer e de fazer amizades”, comemora.

Serviço

No dia a dia do serviço, a intervenção social é pautada nas características, interesses e demandas dessa faixa etária, considerando que a vivência em grupo, as experimentações artísticas, culturais, esportivas e de lazer e a valorização das experiências vividas constituem formas privilegiadas de expressão, interação e proteção social.

O equipamento foi financiado com recursos provenientes do Fundo Municipal de Apoio à Política da Pessoa Idosa (Fumapi), do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Cariacica (Comdic), e foi implantado em parceria com a Instituição Beneficente de Assistência à Criança Somos o Amanhã, o Projeto Sol.