Novembro Azul: UBS têm programações para o mês de prevenção à saúde do homem

A campanha Novembro Azul de conscientização em torno das doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, conta com diversas ações promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Entre as atividades de promoção à saúde do homem estão pedidos de exames, palestras e orientações.

“Temos uma programação ampla para que todos os homens de Cariacica possam ser contemplados com essas ações de prevenção”, disse Roberta Goltara, secretária municipal de Saúde.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano. Homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença.

O movimento Novembro Azul teve sua origem na Austrália em 2003 e hoje ocorre em mais de 21 países. Desde então, diferentes estratégias de conscientização sobre a importância de prevenção e diagnóstico precoce de doenças mais prevalentes que atingem aos homens são realizadas por diferentes instituições.

Confira a programação

Santa Bárbara
Durante o mês - Palestra sobre a prevenção da saúde do homem (diabetes, hipertensão, câncer de próstata, alimentação saudável, entre outros); testes rápidos de sífilis, hepatite C e HIV; aferição de pressão arterial e teste de glicemia; e solicitação de exames laboratoriais (PSA).

Sotelândia
Durante o mês - Testes rápidos de ISTs, exame PSA e consultas voltadas para a saúde do homem. No dia 24 haverá às 9 horas palestra sobre a prevenção do câncer de próstata.

Porto de Santana
Dia 4 – A partir das 8h30, na Igreja Nova Vida, palestra sobre saúde do homem e odontologia, aferição de pressão arterial e glicose, vacinas, consultas com enfermeiro, pesagem e marcação de exames.

São Geraldo
Dia 4 - Neste dia será priorizado o agendamento e atendimento de consultas médicas para os homens, com objetivo de prevenir o câncer de próstata, solicitação de PSA e de exames; aferição de pressão arterial e teste de glicemia; testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C; atualização do cartão vacinal; orientações com entrega de kits de saúde bucal.

Rio Marinho
Dias 8 e 16 de novembro - Serão realizadas ações de promoção de saúde e prevenção de doenças com os temas hipertensão, diabetes, câncer de próstata, infecções sexualmente transmissíveis, alimentação, nutrição, tabagismo e saúde mental.

Jardim América
Dia 10 - Dia D Novembro Azul Testes rápidos de IST, aferição de pressão arterial e teste de glicemia.

São Francisco
Dia 11 - A partir das 8h30, aferição de pressão, marcador de consumo, orientações nutricionais, planejamento familiar, solicitação de exames laboratoriais (PSA), café da manhã e sorteio.

Santa Fé
Dia 16 - Palestra às 14 horas e oficina dirigidas à saúde do homem; aferição de pressão e glicemia, testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis; atualização do cartão vacinal;  entrega de requisição de exames laboratoriais de rastreio; e entrega de kits de saúde bucal.

Santana
Dia 17 - Palestra às 8 horas sobre diabetes e câncer de próstata, no Centro Comunitário ao lado da UBS de  Santana.

Alto Lage
Dia 18 - Orientações durante o dia na Praça de Alto Lage com informações sobre a saúde do homem, promovidas pela equipe da UBS de Alto Lage.

Graúna
Dia 18 - Às 9 horas, ação de promoção da saúde do homem, com teste rápido, consultas e solicitações de exames.

Cariacica-Sede
Dia 18 - Palestra prevenção câncer de próstata
Durante o mês – Oferta de exames, consultas, testes rápidos, orientação para inclusão no programa de tabagismo e alcoolismo.

Valparaíso
Dia 23 - Às 13 horas, roda de conversa sobre o câncer de próstata e diabetes, solicitação de exames, aferição de glicemia e pressão arterial, e agendamento de consulta.

Nova Brasília
Dia 23 - Ação às 9 horas na praça do bairro, abordando o público masculino, explicando a importância da prevenção, da higienização e do cuidado com a saúde. Solicitação de exames de rotina e PSA e aferição de pressão e glicemia capilar.

Sotelândia
Dia 24 – Palestra “Prevenção do câncer de Próstata”, às 9h. Oferta de testes rápidos de IST, exames PSA, e consultas.

Bela Aurora
Dia 24 - Caminhada contra o diabetes, a partir das 7h30, com saída da quadra poliesportiva.
Dia 25 - Aferição de pressão, medição de glicemia e orientações com nutricionista, professor de Educação Físca e enfermeira, dentro da programação do Dia Mundial do Diabetes.
Dia 28 - Aulão de atividades físicas, às 8h, na quadra poliesportiva de Bela Aurora.

Operário
Dia 25 - Orientações da equipe multiprofissional, composta por psicóloga, nutricionista e fonoaudióloga) e dentista. Durante todo o mês haverá aferição de pressão arterial e glicemia e testes rápidos.

Novo Brasil
Dia 30 - Palestra e orientações sobre a saúde do homem, orientações em saúde bucal, testagem rápida de ISTs, verificação de pressão arterial e glicemia e preenchimento da caderneta do idoso.

Itapemirim
Dia 30 - Às 8 horas, ações de promoção da saúde do homem.