Alunos das escolas de Cariacica vão participar do Censo Municipal. Formulário está disponível até 20 de novembro

As famílias dos estudantes das escolas de Cariacica vão participar do Censo Municipal, que vai proporcionar o desenvolvimento de ações futuras e políticas públicas integradas entre as secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação, Esporte, Habitação e Defesa Social, com a finalidade de diminuir a desigualdade social. A expectativa é que os 48 mil alunos da rede municipal respondam ao questionário.

O formulário está disponível desta quinta-feira (20) até o dia 20 de novembro e contém questões sobre o estudante e sua família, sobre acompanhamento de serviços na assistência e acesso a benefícios, além de detalhes sobre o orçamento familiar e atendimento na saúde.

O público-alvo do censo são as famílias que têm crianças/alunos matriculados nas unidades escolares do município. As informações e o link estarão disponíveis no site da prefeitura. Para responder, a família pode clicar aqui ou apontar a câmera do celular para o QR Code abaixo:

As famílias que não tiverem acesso à internet podem buscar informações e ajuda para preencher o formulário nas unidades de ensino, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos Centros de Referência de Assistência Social, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e nas secretarias de Esporte, Habitação e Defesa Social.

Planejamento

“O censo municipal é um produto do Planejamento Estratégico da prefeitura e servirá para que possamos ouvir as principais necessidades dos munícipes nas áreas da Educação, Assistência Social e Saúde”, salientou José Roberto Martins Aguiar, secretário de Educação de Cariacica.

A secretária de Assistência Social Danyelle Lirio, coordenadora do comitê de Desigualdade Social, acrescenta: “Esse diagnóstico tem o objetivo de verificar o perfil social da população de Cariacica. A partir dele será possível alinhar os serviços já existentes às nova políticas públicas”.

“Queremos saber, por exemplo, sobre como o saneamento básico e a alimentação estão interferindo na saúde da criança. Também queremos informações sofre frequência de consultas com dentista e nas unidades básicas de saúde. A partir do questionário, vamos fazer buscas ativas e intervenções diretamente junto ao público-alvo”, acrescentou Roberta Goltara, secretária municipal de Saúde.