Centro de Convivência para a Pessoa Idosa é inaugurado pela Secretaria de Assistência Social e vai manter 200 usuários por mês

Um espaço humanizado totalmente voltado para a população da terceira idade de Cariacica. Assim é o primeiro Centro de Convivência para a Pessoa Idosa (CCPI), inaugurado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) nesta segunda-feira (10), em Jardim América.

No local, que fica na Rua Honduras, serão atendidos cerca de 200 idosos por mês, com oficinas de música, dança, teatro, artesanato e esporte, além de atendimento psicossocial e terapia ocupacional. O objetivo é fortalecer os vínculos familiares e incentivar a interação comunitária.

“Nossa gestão investe em cuidar das pessoas, mas sabemos que ninguém faz nada sozinho. Agradecemos a todos pelo carinho com que todos trabalham na nossa administração para fazermos sempre o melhor para o munícipe”, afirmou o prefeito Euclério Sampaio.

Essa união de forças é bem representativa no Centro de Convivência para a Pessoa Idosa (CCPI), pois o equipamento foi financiado com recursos provenientes do Fundo Municipal de Apoio à Política da Pessoa Idosa (Fumapi), do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Cariacica (Comdic), e está sendo implantado em parceria com a Instituição Beneficente de Assistência a Criança Somos o Amanhã, o Projeto Sol.

“Estamos fazendo história no Estado. O CCPI é uma iniciativa inédita, que mostra nossa preocupação com os idosos do município. A gestão tem nos dado muito apoio também para outras áreas. Em um ano e oito meses esse é o terceiro equipamento novo inaugurado pelo município. Antes, já tivemos o Centro Pop e a Residência Inclusiva”, detalhou Danyelle Lirio, secretária de Assistência Social.

Serviço

No dia a dia do serviço, a intervenção social deve estar pautada nas características, interesses e demandas dessa faixa etária e considerar que a vivência em grupo, as experimentações artísticas, culturais, esportivas e de lazer e a valorização das experiências vividas constituem formas privilegiadas de expressão, interação e proteção social.

Moisés de Souza Costa, presidente do Comdic, agradeceu o empenho de todos que se dedicaram para a criação do Centro de Convivência. Já Luciano Evaristo, presidente do Projeto Sol, que vai administrar o equipamento, afirmou que o município está fazendo a diferença nos serviços voltados para pessoa idosa.
A equipe responsável é composta por coordenação, psicóloga, assistente social, terapeuta ocupacional, assistente administrativo, auxiliar de serviços gerais e educadores.

A inauguração contou com a presença dos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Padre Gabriel. O grupo animou o evento apresentando três músicas. A aposentada Virgulina Machado, de 64 anos, aprovou o Centro de Convivência. “Esse espaço está lindo e será um lugar onde vamos aprender muita coisa”, elogiou a moradora de Cariacica.

Público-alvo

O Centro de Convivência para a Pessoa Idosa é para pessoas de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 60 anos, em situação de vulnerabilidade social, com prioridade para:

• Beneficiários do Benefício da Prestação Continuada (BPC)

• Idosos pertencentes a famílias beneficiárias de programas de transferência de renda

• Os que apresentam vivências de isolamento por ausência de acesso a serviços e oportunidades de convívio familiar e comunitário e cujas necessidades, interesses e disponibilidades indiquem a inclusão no serviço

Formas de acesso ao serviço

• Demanda espontânea do  idoso ou de familiar no local de funcionamento do serviço

• Busca ativa

• Encaminhamento da rede socioassistencial ou por outras políticas que atendam o idoso em risco social ou vulnerabilidade no município de Cariacica