Cariacica lidera no Estado ranking do Ministério da Economia de cidades que mais facilitam abertura de empresas

O relatório mais recente do Ranking Nacional de Dispensa de Alvarás e Licenças, elaborado pelo Ministério da Economia, traz Cariacica em primeiro lugar no Espírito Santo como a cidade que mais facilita a abertura de empresas. São 689 atividades econômicas que podem ser exercidas sem nenhuma burocracia e que não precisam de qualquer ato público.


O resultado dessa conquista é fruto do Simplifica Cariacica, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semdei), programa que tem como objetivo facilitar a abertura de empresas na cidade.


O município aparece na frente de grandes cidades no Brasil, como por exemplo, Curitiba (555), Criciúma (517), Maceió (492), Gramado (486), Ponta Grossa (462), Cascavel (440), Olinda (347), Jequié (326) e Manaus (313).


"Estamos muito felizes com essa conquista. Em Cariacica, são 689 atividades econômicas que não precisam de qualquer ato público para abertura de uma empresa. Esse é o nosso objetivo para uma abertura de empresa no município, que está no caminho da desburocratização, o que proporciona uma melhoria no ambiente de negócios na cidade, por meio do Simplifica Cariacica", comemorou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação Armando Garcia.


Simplifica Cariacica


O Simplifica Cariacica foi lançado no início de 2021 com o objetivo de facilitar o funcionamento de empresas na cidade. Para isso, o Comitê Gestor para Simplificação e Desburocratização (Cogides) da Semdei planejou ações para simplificação, liberdade econômica, desburocratização, registro, abertura e legalização.


A medida promove o desenvolvimento econômico do município, melhorando o ambiente de negócios por meio de um conjunto de ações que tornam a administração pública mais eficiente e atrativa aos investidores, reduzindo a burocracia.