Patrimônio de Cariacica: população aprova o Parque da Biquinha, em Jardim América

Faltam elogios para descrever o Parque Delegado Oswaldo Viola, o Parque da Biquinha, em Jardim América. No evento de inauguração, que aconteceu neste sábado (24), diversos moradores contemplaram o mais novo espaço de convivência, lazer e bem-estar de Cariacica

O Parque da Biquinha é aberto ao público, funciona todos os dias das 6h às 21 horas e fica na Rua Ottawa. Um verdadeiro patrimônio e orgulho de Cariacica, aprovado pelos moradores.

É o que diz a aposentada Maria Mariani de Almeida, de 88 anos. Ela estava em uma das namoradeiras do parque, acompanhada do marido, Ivaldo Ribeiro de Almeida, 80. Eles moram em Jardim América há mais de 50 anos e são casados há 63.

"Aqui não tinha nada. Nenhuma estrutura. Pensávamos que esse parque nunca iria sair. Mas o espaço ficou de outro mundo. É uma opção de lazer e descanso para todos nós. Melhor não poderia ser. Agora posso vir aqui com meu marido para a gente namorar um pouco", brincou dona Maria.

O Parque da Biquinha conta com mirante, playground, brinquedos acessíveis, lagoa, ponto de internet grátis, anfiteatro, ciclovia, calçada cidadã, academia, posto da Polícia Militar e Guarda Municipal, arquibancada, 40 espécies de árvores, viveiro de orquídeas e iluminação em LED.

Surpresa

A costureira Mirian Alves, moradora de Cariacica há 30 anos, se encantou pelo parque. "Eu amei o parque e a festa está muito bonita. Melhorou bastante. Tenho certeza que o povo aqui está todo feliz".

O marido dela, o desenhista David de Oliveira, que mora no bairro há 40 anos, afirmou que o resultado da obra surpreendeu. "Aqui era um matagal abandonado. Sempre morei aqui e não imaginava que esse espaço viraria um parque desse nível", completou.

Suelen da Silva Araujo é empresária e estava acompanhada do seu filho, o pequeno Gael, de 4 meses. Ela mora na rua do parque há 9 anos e no bairro há 31. Ela ressaltou que o local será uma opção de lazer para o seu filho, e que não precisará ir a outros lugares longe de sua casa.

"Esse parque era uma promessa antiga. Como eu tenho dois filhos sempre esperava por esse momento de lazer. Às vezes, a gente saía daqui para aproveitar em outros lugares. Agora, isso não será mais necessário, pois temos uma ótima opção de passeio bem próxima da gente", comemorou ela.

Para todos

O autônomo Lucas Martins Gonçalves e a designer Tamires Leite Oliveira, tutores do casal de huskies siberianos Max e Luna, aprovaram o Parque da Biquinha. A manicure Irinéia Medeiros Leite, mãe de Tamires, também, e estava contemplando o local.

"Moro com minha esposa Tamires bem próximo daqui há 23 anos. Para resumir, esse espaço aqui era mato, esgoto e uma nascente que não era reaproveitada. Agora está muito lindo. Dá para trazer a família. Virou um ótimo lugar para passear", disse o autônomo Lucas.

"Gostei muito do parque. Acredito que entregaram em uma data muito mais rápida que a gente pensou, pois imaginávamos uns três anos para ficar pronto. Também gostei da ideia de aproveitar a nascente e a lagoa. Muito gostoso para passear com os cachorros. Não consigo ver defeitos no lugar.", enfatizou Tamires.

"É perfeito para passear e passar um fim de semana. Para quem tem criança é uma ótima opção de lazer. Eu parabenizo a Prefeitura e a todos os envolvidos na obra. Vou vir muito aqui para passear e fazer fotos", destacou Irinéia.

Mais investimentos

Em breve, o Parque da Biquinha contará com um anexo para eventos, área gourmet e uma escada de ligação com a Escola Cívico-Militar Professor Cerqueira Lima, que fica ao lado, para uso de atividades escolares.