Secretaria Municipal de Assistência Social participa de operação em Instituições de Longa Permanência para Idosos

Com o objetivo de apurar de denúncias, atender possíveis vítimas e promover ações educativas e de fiscalização em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), nesta sexta-feira (23), a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) participou da Operação Vetus III. A ação foi coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi).

Em Cariacica, a ação foi articulada pela equipe da Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso e contou com a participação das equipes técnicas da Gerência de Proteção Social Especial, do Centro e Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Campo Grande e do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Cariacica (Comdic). As equipes se dirigiram para apuração de denúncias de violência praticada contra a pessoa idosa nos bairros de Rosa da Penha e São Francisco.

Nas visitas, também foram realizados procedimentos policiais e levantamentos de inteligência, como a instauração/conclusão de inquéritos, representações judiciais, levantamento de alvos e de mandados, entre outros; e cumprimento de mandados de prisão, de busca e apreensão e solicitação de medidas protetivas de urgência. Um caso será acompanhado pela equipe do Creas de Campo Grande.

A operação foi realizada nos 26 estados e do Distrito Federal, especialmente nas delegacias especializadas de proteção ao idoso.

Como denunciar

Além das denúncias telefônicas no Disque 100 ou pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil, qualquer pessoa pode procurar Delegacias Especializadas na Proteção ao Idoso. Caso a cidade não tenha delegacia especializada, é possível procurar qualquer delegacia. Também é possível procurar os Conselhos Estaduais ou Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa, ou ainda, o Ministério Público.