Residência Inclusiva vai oferecer atendimento humanizado a pessoas com deficiência em Cariacica

Um espaço humanizado com toda a estrutura necessária para um atendimento digno a pessoas com algum tipo deficiência. Assim é a primeira Residência Inclusiva inaugurada nesta segunda-feira (19) pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), no bairro Porto Belo.

A casa vai receber dez pessoas, com idades entre 18 e 59 anos, que vão residir no local a partir de outubro. São pessoas em situação de dependência, que não disponham de condições de se sustentar sozinhas e que não tenham retaguarda familiar.

Rogério Santos Guimarães, secretário-chefe de gabinete, que foi ao evento representar o prefeito Euclério Sampaio, ressaltou a importância da inauguração da casa. “Estamos vivendo um momento ímpar, em uma gestão que está marcando seu tempo, deixando um legado de trabalho árduo em benefício dos que mais precisam. Cuidar das pessoas é nossa missão”.

“Realmente estamos fazendo história, criando políticas que nunca existiram em Cariacica. Temos uma demanda grande para atendimento a pessoas com deficiência. E podemos comemorar que vamos executar esse serviço completamente com recursos municipais”, acrescentou Danyelle Lirio, secretária de Assistência Social de Cariacica.

Sandra Shirley de Almeida, subsecretária de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social, participou da inauguração da casa. “É um prazer estar aqui e ver um trabalho feito com esse carinho, pois a proteção social deve chegar a quem precisa”.

A residência

A Residência Inclusiva será ocupada gradativamente e vai contar com 23 funcionários, que vão trabalhar em turnos de 12 horas. São profissionais como cuidador, auxiliar, cozinheiro, motorista, assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional e coordenador social.

“A inauguração deste equipamento marca um novo momento da proteção social especial em Cariacica. Principalmente porque estamos no Setembro Verde, que é um mês de luta da pessoa com deficiência, quando lembramos a importância da inclusão social”, salientou Juliana Oliveira, gerente de Proteção Social Especial da Semas.

A casa é uma unidade que oferta Serviço de Acolhimento Institucional, no âmbito da Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Sistema Único da Assistência Social (Suas), voltada para jovens e adultos com deficiência.

O espaço tem o propósito de romper com a prática do isolamento, de mudar a estruturação de serviços de acolhimento para pessoas com deficiência em áreas afastadas ou que não favoreçam o convívio comunitário. São residências adaptadas, com estrutura física adequada, localizadas em áreas residenciais na comunidade.

O local dispõe de equipe especializada e metodologia adequada para prestar atendimento personalizado e qualificado, proporcionando cuidado e atenção às necessidades individuais e coletivas.