Semana Nacional de Trânsito: Secretaria de Defesa Social realiza ações educativas até 25 de setembro

A Gerência de Trânsito da Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdefes) vai realizar diversas ações educativas em Cariacica para comemorar a Semana Nacional de Trânsito (Senatran), que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro. 


Durante toda a semana, a Semdefes fará orientações e abordagens educativas a motoristas, motociclistas e pedestres, sempre ressaltando a importância do trânsito seguro, o uso do cinto de segurança e a direção defensiva, entre outras questões baseadas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).


Na sexta-feira (23), às 9 horas, na Câmara Municipal, acontece a audiência pública alusiva à Semana Nacional de Trânsito, com o tema "Semana Nacional do Trânsito: Juntos Salvamos Vidas!". 


Semana Nacional de Trânsito


A Semana Nacional de Trânsito acontece anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, com o objetivo de incentivar junto à sociedade um trânsito mais seguro.

É um período destinado à promoção de ações educativas pelos órgãos e entidades de trânsito, de maneira padronizada e maciça, mas não deve ser o único momento em que isso ocorre, já que a educação para o trânsito constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Transito, conforme previsto no art. 236 da Lei 9.503/97 do CTB.

Neste período, são realizadas ações e campanhas em todo o país com o objetivo de conscientizar todos os envolvidos no dia a dia do trânsito, sejam eles motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres. O tema, proposto pela Senatran para este ano é o mesmo utilizado na campanha do Maio Amarelo: "Semana Nacional do Trânsito: Juntos Salvamos Vidas!".