Banda de Congo Mestre Tagibe comemora 15 anos com exibição de documentário neste sábado (10)

Para comemorar os 15 anos de fundação da Banda de Congo Mestre Tagibe, neste sábado (10), às 17 horas, será exibido o documentário "Mascarados - o Congo de Roda D'Água e o João Bananeira", na Casa de Congo, em Roda D'Água. O evento é gratuito e aberto ao público.

O filme, realizado com recursos da Lei João Bananeira, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), retrata a cultura congueira do Carnaval de Congo de Máscaras de Cariacica, a partir do olhar do Mestre Tagibe, Mestre Valdeci e Mestra Darinha, primeira mulher Mestra de congo do Estado, representantes da festa das cores e do som dos tambores e casacas, características marcantes da manifestação cultural de Cariacica.

"O documentário foi idealizado como mais uma ferramenta para a afirmação da identidade do povo negro daquela região, como memória específica, contada pelos mestres congueiros de Roda D’Água, estando a serviço de instrumentalizar o Carnaval de Congo de Roda D’Água e o João Bananeira", contou a produtora cultural e idealizadora do documentário, Maria Zalém Ramiro.

O curta-metragem de 15 minutos também representa o ícone folclórico de Cariacica, João Bananeira, que sobrevive mediante práticas e representações materializadas em seus instrumentos, objetos e lugares reconhecidos pelas comunidades congueiras da região.

"Mascarados - o Congo de Roda D'Água e e o João Bananeira" é uma realização do Cineclube Colorado e Associação de Bandas de Congo de Cariacica/Banda de Congo Mestre Tagibe. Também conta com apoio da Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult), por meio do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura).

Filme "Mascarados – o congo de Roda D’Água e o João Bananeira"

Quando : sábado (10)

Horário: 17 horas

Onde: Casa de Congo – sede da Banda de Congo Mestre Tagibe - estrada de Roda D’Água, s/n