Semas realiza capacitação para conselheiros de direitos de Cariacica

A Secretaria de Assistência Social (Semas) realizou nesta quinta-feira (1º) uma capacitação para os conselheiros de direitos do município de Cariacica. O evento aconteceu no Centro Cultural Frei Civitella Del Tronto, em Campo Grande.

O tema da capacitação foi “A importância da atribuição do conselheiro de direito” e contou com a condução da advogada Rosiene Barros da Rocha, que é mestra em Filosofia Política pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), secretária geral na Comissão de Direitos Sociais da Ordem dos Advogados do Brasil e conselheira estadual e municipal de Direitos Humanos.

A palestra contou com a participação de conselheiros da sociedade civil e do poder público. “É muito importante a retomada dessas formações, principalmente as que são voltadas para os conselhos, que são essenciais na construção das políticas públicas”, destacou Danyelle Lirio, secretária de Assistência Social.

Conselhos

Os conselhos de direitos são espaços públicos de composição entre Estado e sociedade civil, de natureza deliberativa e consultiva, cuja função é formular e controlar a execução das políticas públicas setoriais. A importância dos conselhos está no seu papel de fortalecimento da participação democrática da população na formulação e implementação de políticas públicas.