2º Cariacica em Cena mobiliza escolas e aproxima público da cultura com a realização de peças teatrais

"O teatro é como uma árvore. Resiste e ainda dá flores e frutos". A fala é da produtora do Circuito Cultural Cariacica em Cena, Taty Moraes, e, para ela, representa o cenário cultural de Cariacica, que está de volta com muitos espetáculos no Centro Cultural Frei Civitella, em Campo Grande. Na tarde desta sexta-feira (19), o circuito recebeu 207 crianças. Somente do Sesc de Cariacica, em Santa Bárbara, foram 104 alunos entre 4 e 7 anos que assistiram à peça "O Patinho Feio", do Grupo Cia Teatral JC.


O circuito, que é gratuito e aberto ao público, está na segunda edição. Começou nesta quinta (18) e vai até sábado (20), com expectativa de receber até mil pessoas.


A peça "O Patinho Feio" teve duas sessões nesta sexta-feira: à tarde, além do Sesc, foram recebidos os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Altiva Belmond de Campos, de Jardim Campo Grande, e equipe da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra). Pela manhã, a Fundação Fé e Alegria e membros do Programa "Família Acolhedora", da Secretaria Municipal de Asistência Social (Semas), assistiram ao espetáculo. 


Na plateia, crianças felizes e atentas ao espetáculo. Marília Pasolini, coordenadora escolar do Sesc de Cariacica, destaca a importância do teatro para elas. "As crianças ficam bem empolgadas. É uma aula de campo que traz o novo e o lúdico para elas conhecerem. Além de contribuir com o conhecimento". 


"O Circuito Cultural Cariacica em Cena oferece ao nosso público peças de qualidade. A intenção é oferecer às escolas e ao público uma oportunidade de aproximação cultural na cidade. O cenário teatral do município está de volta para levar muita alegria e diversão para as pessoas", afirmou o secretário de Cultura e Turismo, Alvarito Mendes Filho.


A peça


"O Patinho Feio" é uma comédia infantil que retrata uma famosa versão da clássica história. O patinho já é adolescente, tenta sobreviver às loucuras dessa etapa da vida e às implicâncias de seus irmãos. Mamãe pata, sempre preocupada, tenta fazer com que os irmãos fiquem unidos, contando outras histórias infantis, mas também precisa se cuidar, pois a idade está chegando e ela não quer passar seus últimos anos sozinha.


"A volta do teatro após a pandemia é muito significativa, pois representa o retorno do empoderamento da cultura. Uma diversão com pensamento positivo. O teatro humaniza, faz você pensar e refletir", ressaltou a produtora Taty Moraes, que atua na área há 33 anos.


"Estamos de volta com o Circuito Cultural Cariacica em Cena, que teve a última edição em 2016. Pretendemos expandir o projeto, levando teatro e muita diversão para os bairros", acrescentou a organizadora do evento, Elenice Moreira.


O Cariacica em Cena conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), por meio da Lei João Bananeira e do Conselho Municipal de Política Cultural de Cariacica (CMPCC). A produção é de Taty Moraes.


Programação


Para este sábado, último dia do Cariacica em Cena, são esperados para as peças "Alegrando" e "Mais Gordo do Que um Cachorro", participantes do Clube de Aventureiros da Igreja Adventista, mais uma equipe da Fundação Fé e Alegria e integrantes do núcleo de projetos da Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci).


No primeiro dia do Cariacica em Cena, na última quinta, com a peça "O Rei da Feira", participaram alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Stelida Dias, de Campo Grande; da Emef Ferdinando Santório, de Vila Capixaba; da Emef São Jorge, de Rio Marinho; da Emef Hilário Vieira da Silva, de Jardim Campo Grande; e da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Catarina Chequer, de Novo México, em Vila Velha.


Circuito Cultural Cariacica em Cena




    • Onde: Centro Cultural Frei Civitella Del Tronto, que fica na avenida Expedito Garcia, 218, Campo Grande

    • Informações: (27) 3222-0869 / (27) 99698-0869

    • Ingressos: entrada gratuita (os ingressos serão distribuídos uma hora antes da apresentação, com limite de dois ingressos por pessoa)







      Confira as próximas atrações


      Sábado - 20 de agosto 


      "Alegrando" - Turma do Tio Diu




        • Horário: 16 horas

        • Classificação: livre

        • Duração: 45 minutos

        • Sinopse: O espetáculo “Alegrando” foi pensado para resgatar a alegria neste período difícil de pandemia. Alegria e tristeza, diferentes sentimentos que caminham lado a lado, são abordadas de forma lúdica e interativa. Direcionado a "crianças" de 0 a 180 anos.












             "Mais Gordo do Que um Cachorro" - Grupo HB de Teatro




              • Horário: 19 horas

              • Classificação: livre

              • Duração: 50 minutos

              • Sinopse: Tudo começa quando Téspis (um reles cidadão “grego”) resolve imitar Dionísio, o deus da fertilização, que não se agrada e lhe lança uma maldição: “Seu ousado, no futuro, irá nascer no nordeste brasileiro e terás patas de cão”. Séculos se passam e, então, a maldição se cumpre.