Vencedores do concurso MPT na Escola recebem prêmios na Secretaria de Educação

Trinta e quatro alunos de escolas da rede municipal de ensino de Cariacica receberam prêmios do concurso do Ministério Público do Trabalho, o MPT na Escola, que avalia criações artísticas que tenham como tema a luta contra o trabalho infantil. Os doze estudantes classificados nos primeiros lugares de cada grupo vão disputar a etapa estadual.

A entrega dos prêmios aconteceu na manhã desta quarta-feira (17), às 9 horas, no Auditório Antário Filho, na sede da Secretaria Municipal de Educação (Seme), em Itaquari. Os estudantes receberam medalhas e brinquedos pedagógicos e os professores e coordenadores do projeto na escola ganharam livros.

As escolas da rede municipal participam do concurso, e os alunos são divididos em três grupos: 4º e 5º anos, 6º e 7º anos e 8º e 9º anos. Eles concorrem nas categorias Desenho, Poesia, Conto e Música.

O primeiro lugar de cada categoria na etapa municipal disputa a etapa estadual e concorrem com representantes de todos os outros municípios do Estado. Os primeiros lugares disputam a etapa nacional. Os alunos da rede municipal de Cariacica participam efetivamente do concurso MPT na Escola desde o ano de 2018.

Rogério Santos Guimarães, secretário-chefe de gabinete, que foi ao evento representar o prefeito Euclério Sampaio, ressaltou a importância do prêmio. “Educação é um dos pilares da base do nosso governo e o município não pode ficar de fora desse incentivo. Ainda mais que o trabalho infantil precisa e deve ser combatido”.

Já o subsecretário para assuntos administrativos da Seme, Marcelo Endringer, parabenizou os participantes. “Todos vocês são vencedores”.

Participantes

Entre os estudantes premiados está Salma Krohling Mendes, de 11 anos, aluna do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Stélida Dias. No ano passado, ela ficou em segundo lugar na categoria Desenho e neste ano alcançou o primeiro lugar. Ela conta o segredo do sucesso no concurso. “Eu melhorei meus traços e desenhei um adolescente que sonha em ser médico”.

Já Vitória Araújo, de 10 anos, aluna do 5º ano da Emef Ferdinando Santório, ficou em terceiro lugar na mesma categoria e já sabe a lição que o concurso quer passar: “Trabalho infantil não é legal”.

Confira aqui os nomes de todos os vencedores da etapa municipal.