Cariacica terá polo de educação a distância com cursos oferecidos pela Ufes

Cariacica terá, a partir de 2023, um polo de educação a distância com quatro cursos (duas graduações e duas especializações) oferecidos pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

O polo é fruto de uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (Seme) com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), que é um projeto do Governo Federal. O convênio inicial será com a Ufes, mas os próximos podem ser com outras instituições federais ou particulares de ensino superior ou técnico.

A partir de 2023, a Ufes vai oferecer no polo, que fica no bairro Santana, dois cursos de graduação (Pedagogia e História) e dois de pós-graduação, em nível de especialização (Gestão em Saúde e Educação Matemática). O município participa oferecendo o espaço físico, infraestrutura e coordenação dos alunos e professores.

“É uma oportunidade que os munícipes de Cariacica e os professores da rede municipal terão para sua formação com a chegada desse primeiro polo. Eles muitas vezes tinham que viajar até para o interior para fazer esse tipo de curso e agora terão essa chance de estudar perto de casa”, destacou Flávia Maciel, coordenadora do Polo UAB Cariacica.

As pessoas vão se inscrever a partir do momento em que a Ufes publicar o edital para o semestre de 2023/1. A instituição também vai decidir a forma de ingresso. O diploma dos alunos que se formarem no polo também será emitido pela universidade federal.