Dia dos Pais: Procon de Cariacica alerta sobre cuidados na hora da compra

O Procon de Cariacica orienta os consumidores sobre as melhores formas de presentear no Dia dos Pais, que será comemorado no próximo domingo (14). Por ser uma data comemorativa, é necessário redobrar atenção na hora da compra.


É importante que o consumidor saiba que pretende adquirir e o quanto pode gastar. Isso facilita a comparação de preços, escolha de formas de pagamento e a busca pelo produto mais adequado disponível no mercado.


Confira as dicas do Procon de Cariacica:



  • O consumidor tem direito a nota fiscal e a informação sobre qualquer produto, que deve ser apresentada de forma clara. A nota fiscal deve ser exigida, pois ela é essencial para a troca, garantia e eventual reclamação.

  • Na compra de produtos em promoção, o consumidor também tem seus direitos garantidos. "É comum encontrarmos cartazes nas lojas informando que produtos comprados na promoção não podem ser trocados, mas se o produto apresentar defeitos, o consumidor tem direito a reparação ou a restituição do valor pago", informou o coordenador do Procon de Cariacica, Elberson de Lima Cabral. 

  • O órgão pede atenção às informações sobre o preço à vista e a prazo, quantidade de parcelas, taxas de juros mensal e anual, que devem estar afixadas em local de fácil acesso de forma legível e clara. Caso haja diferença entre o preço na vitrine e o preço afixado no produto, prevalece o menor preço.

  • A troca de produto é obrigatória quando este apresentar algum defeito. Então, no caso de roupa, acessório, sapatos ou tênis, por exemplo, é importante que o consumidor certifique-se na loja a possibilidade de troca se o presente não agradar ou não servir.

  • Quanto ao arrependimento de compra, essa obrigatoriedade vale apenas no caso de compras feitas fora do estabelecimento comercial (internet e telefone, por exemplo). Nessas situações, o comprador tem até sete dias para desistir da compra. Inclusive, sem pagar um novo frete.


Como denunciar:



  • Os consumidores podem registrar suas reclamações pelo WhatsApp (27) 98148-0330, pelo e-mail procon@cariacica.es.gov.br ou pelos telefones (27) 3354-5504, 3354-5512, 3354-5513.

  • Também é possível ser atendido pessoalmente na sede do Procon, localizada na Avenida Kleber Andrade, 5, Rio Branco, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16 horas, mediante agendamento prévio. É preciso que o consumidor tenha disponível RG, CPF, nota fiscal e outros documentos que possam comprovar a reclamação.