Primeira turma de Coletores Alpinistas de Cariacica finaliza curso com descida de encosta

“Fiquei muito satisfeito em poder fazer esse curso porque é sempre bom ter uma oportunidade de aprendizado”. A frase é de Wesley Sampaio, 29 anos, operador de motosserra, um dos servidores municipais a participar do primeiro curso de formação de Coletores Alpinistas, promovido pela Defesa Civil de Cariacica e pela Secretaria Municipal de Serviços (Semserv).

Ministrada por instrutores do Corpo de Bombeiros, a formação treinou coletores para atuar na limpeza pública de encostas e locais mais altos da cidade, que exigem uma preparação maior, por ser trabalho em altura, e que somente podem ser limpos de forma manual.

Nesta terça-feira, o grupo fez sua primeira demonstração do que aprendeu nas aulas, descendo da área no bairro Alto Lage, às margens da Avenida Mário Gurgel (BR-262). Eles fizeram 40 horas de aulas, entre teoria e prática, contendo aprendizagens sobre nós e amarrações, adaptação a altura, técnicas de rapel, técnicas de ascensão em encostas e uso de macas para efetuar salvamento em alturas.

“Apesar de os servidores nunca terem entrado em contato com esse tipo de atividade e equipamento, muitos deles se destacaram e 16 estão aptos a desempenhar o trabalho nas encostas”, acrescentou o coordenador da Defesa Civil de Cariacica, Jonathan Jantorno.

Turma

A primeira turma conta com servidores, trabalhadores terceirizados e parceiros da Prefeitura de Cariacica. O convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Cariacica e o Corpo de Bombeiros permite que esse curso seja ministrado aos coletores sem custo para a administração municipal.

“Estamos muito felizes e realizados com esse treinamento feito pelo Corpo de Bombeiros e que formou esse grupo de elite da Semserv. Eles vão ser convocados sempre que necessário para os trabalhos que precisem ser feitos em regiões mais altas e de difícil acesso. Nosso município está de parabéns”, salientou Marcos Aranda, secretário de municipal de Serviços, que também participou do curso e também vai compor a equipe de coletores alpinistas.