Professora vira primeira mestre de capoeira da rede de ensino de Cariacica

A rede municipal de ensino de Cariacica ganhou sua primeira mestra de capoeira. E a professora Alessandra dos Santos, agora Mestra Baixinha, recebeu a graduação no último final de semana. Ela é profissional da Secretaria Municipal de Educação (Seme) e é integrante do programa Semearte, uma parceria do município com a Associação Reame.

Mestra Baixinha tem 41 anos, 27 anos de prática da capoeira, sendo que em Cariacica ela atua desde 1999. Agora, ela também é primeira mestra do grupo A Capoeira (Associação Cultural Artística Popular Orientada ao Esporte de Incentivo às Raízes Afrobrasileiras), que tem como fundador Rogério Sarlo de Medeiros Filho, o Mestre Capixaba.

"A capoeira transformou minha trajetória de vida e nela encontrei um espaço de representatividade. Foi nessa trajetória que alcancei sonhos, acessei outras culturas e com muito esforço e dedicação conquistei o título de Mestra de Capoeira. Esse reconhecimento chega para potencializar o meu compromisso com a transformação da vida de crianças, adolescentes, jovens e adultos por meio da capoeira, semeando valores para uma sociedade mais justa, democrática e igualitária", declara mestra Baixinha.

O grupo de capoeira que Baixinha integra é da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Nilton Gomes, no bairro Cruzeiro do Sul, e visa a proporcionar por meio de atividades práticas de capoeira a ampliação da jornada escolar, além de trabalhar cultura, arte, música e prática esportiva.

Ao longo dos 15 anos de funcionamento deste projeto, diversos alunos deste grupo já foram contemplados em premiações de concursos em níveis municipal, estadual, nacional e internacional, representando a cidade de Cariacica em diversos estados e países.

Este projeto de capoeira atende mais de 100 alunos da Emef Nilton Gomes e demais unidades de ensino, além de proporcionar uma integração entre ex-alunos e comunidade escolar em geral.

Um desses alunos vindos da comunidade é considerado mascote do grupo. É o mestre de obras aposentado José Domingos Polonine, de 83 anos. Ele está há 13 anos praticando capoeira depois de passar por um problema sério de saúde e ficar dois meses numa UTI. Casado há 60 anos e pai de 8 filhos, seu José só tem coisas boas para falar do esporte que aprende com a Mestre Baixinha. “Para mim, capoeira é vida, respeito e amizade!”