Secretaria de Serviços já substituiu mais de 20 mil lâmpadas convencionais por luminárias de LED

Cariacica está cada dia mais iluminada. É que a Secretaria Municipal de Serviços está avançando com a substituição de luminárias convencionais pelas de LED em vários pontos da cidade. Desde o início da gestão do prefeito Euclério Sampaio foram trocadas mais de 20 mil lâmpadas. A meta é que, até o final do ano, outras sete mil sejam substituídas.

“A nova iluminação proporciona um ambiente mais acolhedor, humanizado e mais seguro. Traz mais segurança para os moradores, pois é mais iluminado. Estamos em diversas regiões da cidade fazendo a substituição das luminárias”, afirmou o secretário de Serviços Marcos Aranda.

Telegestão

A iluminação pública de Cariacica também está mais moderna, com a implantação do sistema de Telegestão, que é usado para controle remoto das lâmpadas, identificação de defeitos e aumento de eficiência do uso da energia.

Com o sistema, a Secretaria Municipal de Serviços (Semserv) identifica e corrige mais rapidamente qualquer problema. Até o momento, já são mais de 3 mil luminárias monitoradas no município.

“Pelo controle da lâmpada é possível realizar agendamentos para diminuir o consumo de energia do município. Isso pode ser feito, por exemplo, reduzindo a intensidade de iluminação em locais ermos durante a madrugada ou até mesmo apagando luminárias de maneira intercalada”, destacou Marcos Aranda, secretário de Serviços.

O sistema

No sistema Telegestão, em cada luminária é instalado um dispositivo que se comunica sem fio, emitindo ordens de serviço automáticas. Esses dispositivos formam uma rede de comunicação e, por meio dela, é possível controlar e obter informações da lâmpada.

A partir disso, o município se adianta em relação aos pontos que apresentam defeito e se programa para consertar rapidamente, sem depender de rondas noturnas ou da necessidade de a população informar onde estão os defeitos.

Hoje, a identificação de defeitos ainda é realizada por processo manual, utilizando um call center. Com a Telegestão, hoje são mais de 3 mil pontos que podem ser identificados pelo sistema.

Furto de energia

Apesar de tantos esforços, algumas regiões ainda ficam sem iluminação por conta do sistema BTZero, que é instalado pela empresa concessionária de energia elétrica para evitar furtos de energia, os conhecidos “gatos”, que acontecem de forma sistemática em nossa cidade. “Lamentavelmente recebemos muitas reclamações de instalações de energia clandestinas, que acabam apagando a iluminação de toda a rua”, salientou Marcos Aranda.