Começa formação para treinar coletores alpinistas

Uma turma de 21 pessoas começou nesta quinta-feira (4) o curso de formação de coletores alpinistas, promovido pela Defesa Civil de Cariacica e pela Secretaria Municipal de Serviços (Semserv).

Ministrada por instrutores do Corpo de Bombeiros, a formação vai treinar coletores para atuar na limpeza pública de encostas e locais mais altos da cidade, que exigem uma preparação maior, por ser trabalho em altura, e que somente podem ser limpos de forma manual.

São 40 horas aulas, entre teoria e prática. O conteúdo abordará aprendizagens sobre nós e amarrações, adaptação a altura, técnicas de rapel com descida do pórtico do Corpo de Bombeiros e de encostas do município de Cariacica, técnicas de ascensão em encostas e uso de macas para efetuar salvamento em alturas.

O coordenador da Defesa Civil, Jonathan Jantorno, explicou que as pessoas que participaram das aulas estarão aptas a fazer o trabalho nas alturas assim que a formação for concluída.

A primeira turma conta com servidores, trabalhadores terceirizados e parceiros da Prefeitura de Cariacica. Um dos “alunos” é a juíza Patrícia Faroni, da Vara de Execuções Penais (VEP) que abrange Vila Velha e Cariacica. Ela está acompanhando a formação ao lado de dois internos do sistema prisional que prestam serviços para a Semserv.

“Gosto de vivenciar esse tipo de experiência ao lado deles para que se sintam acolhidos. Para eles, participar dessa formação é muito importante para a ressocialização”, salientou a magistrada, que estava acompanhada de uma diretora de unidade prisional e de um agente.

Aulas práticas

A formação continua nesta sexta (5) e nos dias 8, 9 e 10 de agosto. Na próxima semana, a turma vai participar de aulas práticas de descida de encosta. O curso está sendo realizado das 8h às 12 horas, no 6º Batalhão do Corpo de Bombeiros, em São Francisco, onde também se localiza a sede da Defesa Civil. Os instrutores serão os sargentos Vittore, Bullerjahn e os tenentes Tadeu e De Lima, dos Bombeiros.

“Depois de formados, os coletores farão parte de um grupo de elite da Semserv, destacados sempre que necessário para os trabalhos que precisem ser feitos em regiões mais altas e de difícil acesso. Estamos muito felizes e realizados com esse treinamento feito pelo Corpo de Bombeiros. Não é qualquer cidade que tem uma equipe de elite como nós teremos”, salientou Marcos Aranda, secretário de municipal de Serviços.

O convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Cariacica e o Corpo de Bombeiros permite que esse curso seja ministrado aos coletores sem custo para a administração municipal.