Secretaria Municipal de Saúde leva consultas médicas a moradores da zona rural de Cariacica

Todas as vezes que a aposentada Ivonete Noqueira Ramos, 73 anos, precisava de agendar uma consulta médica, ela tinha que ficar a manhã inteira fora de casa e se deslocar de Duas Bocas até a Unidade Básica de Saude (UBS) de Cariacica-Sede. Agora, ela é atendida perto de casa, em uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saude (Semus), que está levando os serviços para perto da população que mora na zona rural do município.

O objetivo é facilitar o acesso dos moradores da região aos serviços de saúde. De 15 em 15 dias, em cada local, Duas Bocas e Cachoeirinha vão receber atendimentos. Nesta terça-feira (2), os atendimentos aconteceram em Duas Bocas, ao lado da Igreja Católica São José.

São oferecidos atendimento médico, de enfermagem, aferição de pressão e glicemia, e atividades de promoção da saúde. Os moradores da região estão comemorando a iniciativa. "Eu já deixei de fazer consultas porque não tinha como ir à Unidade de Saude. Agora, com o atendimento mais perto de casa, fica mais fácil", contou dona Ivonete.

A dona de casa Cleudimara Bastos, de 35 anos, levou seus familiares para receber atendimento, entre eles seus pais e seus três filhos. "Fiz consultas e exames. Essa ação me ajudou muito", comemora.

A cada semana, são 60 atendimentos médicos e de enfermagem oferecidos pela Semus na zona rural. Ao todo, cerca de 500 pessoas estão cadastradas e as consultas são marcadas previamente por funcionários da Secretaria de Saúde.

"Dessa forma, ampliamos os serviços e o morador da zona rural consegue resolver tudo próximo de onde mora. A Saúde e o SUS vão ao encontro deles e isso é bom para ambas as partes", destacou a secretária de Saude Roberta Goltara.