Defesa Civil e Secretaria de Serviços realizam curso de formação de coletores alpinistas

A Defesa Civil de Cariacica e a Secretaria Municipal de Serviços (Semserv) realizam a partir desta quinta-feira (4) o curso de formação de coletores alpinistas, que será ministrado por instrutores do Corpo de Bombeiros. 


A formação continua na sexta (5) e nos dias 8, 9 e 10 de agosto. O curso será realizado das 8h às 12 horas, no 6º Batalhão do Corpo de Bombeiros, em São Francisco, onde também se localiza a sede da Defesa Civil. Os instrutores serão os sargentos Vittore, Bullerjahn e os tenentes Tadeu e De Lima, dos Bombeiros. 


A primeira turma contará com 20 servidores. São 40 horas aulas, entre teoria e prática. O conteúdo abordará aprendizagens sobre nós e amarrações, adaptação a altura, técnicas de rapel com descida do pórtico do Corpo de Bombeiros e de encostas do município de Cariacica, técnicas de ascensão em encostas e uso de macas para efetuar salvamento em alturas.


Os coletores alpinistas irão atuar na limpeza pública de encostas e locais mais altos da cidade, que exigem uma preparação maior, por ser trabalho em altura, e que somente podem ser limpos de forma manual.


"Os coletores alpinistas são um ganho para a cidade e para a população. Nossos servidores irão aprimorar ainda mais a limpeza pública, executando o trabalho em locais de difícil acesso", disse o secretário de Serviços Marcos Aranda.


O subsecretário de Defesa Social de Cariacica, coronel Tomazelli, destacou que é necessário fazer a limpeza nas encostas para prevenir antes das chuvas, porque evita alagamento e, principalmente, o deslizamento de terra.


"A limpeza em terrenos mais elevados, como encostas, geomantas, morros e locais onde é necessário fazer alpinismo impede que a sujeira encontrada nesses pontos escoe para baixo com a força da água da chuva, evitando alagamentos, entre outros transtornos", ressaltou.