Casa da Mulher Brasileira: Prefeitura dá início às obras

As obras da Casa da Mulher Brasileira já começaram. O espaço, que vai integrar diferentes serviços especializados da rede de proteção à mulher, está sendo construído no bairro Rio Branco. A obra está na fase de armação e concretagem da fundação. A previsão de entrega é para o segundo semestre de 2023.

A Casa da Mulher Brasileira é uma estratégia do Governo Federal para reduzir a violência contra a mulher. As unidades já instaladas no País consistem em um espaço que reúne, num mesmo local, diversos serviços de atendimento às mulheres em situação de violência.

Para a secretária de Assistência Social Danyelle Lírio este é um grande avanço para o município. "Estou muito feliz porque ano passado, com a presença da então ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos Damares Alves, nós fizemos o lançamento da pedra fundamental e agora de fato começou a execução desta obra tão importante para a resolução de conflitos com mulheres que vivem em situação de violência".

“Este é um equipamento de extrema importância e estamos empenhados em construir um espaço de muita qualidade”, disse Weverton Moraes, secretário de Obras.

Serviços

Na Casa da Mulher de Cariacica será possível ter acesso, por exemplo, a serviços de acolhimento e triagem, apoio psicossocial, delegacia especializada, Promotoria de Justiça especializada, Núcleo Especializado da Defensoria Pública, Juizado de Violência Doméstica, alojamento de passagem, brinquedoteca, central de transporte e ações de autonomia econômica.

No local as mulheres também serão incentivadas a participar de cursos para alcançar a autonomia financeira, uma ferramenta de apoio para dar independência econômica às mulheres, já que muitas dependem financeiramente do agressor.