Prefeito reúne secretariado para revisão de planejamento estratégico

O prefeito Euclério Sampaio reuniu o secretariado na manhã desta quinta (14) para dar continuidade ao planejamento estratégico municipal, elaborado no início da atual gestão.

O encontro teve como principal objetivo iniciar a revisão do planejamento existente, revisitando questões inseridas no plano plurianual do município, para o período de 2022/2025, com base em um diagnóstico realizado e apresentado aos secretários.

O prefeito Euclério Sampaio destacou a importância do encontro. “É imperativo na nossa gestão pensar estrategicamente e viabilizar que o operacional possa executar as políticas públicas planejadas”.

A secretária de Governo Shymenne Benevicto de Castro também enfatizou a importância de planejar a cidade a longo prazo. “A metodologia que estamos trabalhando está considerando questões de curto e médio prazos, sem deixar de lado uma visão de futuro, algo inovador em nossa cidade. Estamos traçando metas e objetivos para o desenvolvimento de Cariacica”, ressaltou.

Nesta fase do planejamento, a Secretaria Municipal de Governo vai analisar as metas já estabelecidas pelas unidades gestoras, a fim de sugerir eventuais ajustes no que foi projetado.

Já a Secretaria Municipal de Gestão se debruça na elaboração de projeto de reformulação administrativa da prefeitura, que também faz parte desse novo momento da gestão. Toda a estrutura administrativa existente, que consta na lei municipal 5.283/2014, será revista, como, por exemplo, Regimento Interno, Estatuto dos Servidores Públicos Municipais e o Plano de Cargos Carreiras e Vencimentos.

“A reformulação administrativa da PMC deve considerar as premissas e restrições determinadas no planejamento estratégico, uma vez que a administração pública deve manter um processo contínuo e iterativo entre seus setores, que gere uma harmonia organizacional com aquilo que se planeja”, ressaltou Jorge Saadi, secretário de Gestão.