Prestação de contas da Saúde: atendimento ampliado, novas contratações e reformas de UBS foram algumas das ações apresentadas

Desenvolver uma Saúde cada vez mais justa e igualitária para todos é um dos objetivos principais da Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica (Semus). Na última terça-feira a secretária Roberta Goltara foi à Câmara de Vereadores, juntamente com sua equipe, apresentar os resultados obtidos e para a prestação de contas do 1º Quadrimestre de 2022. As ações envolvem horários de atendimento ampliados, novas contratações, reformas e revitalizações de Unidades de Saúde, entre outras atividades.

"Nosso objetivo é mostrar os investimentos e as ações de promoção da saúde realizadas pela Prefeitura de Cariacica, além de valorizar o SUS e nossos servidores. Com isso, conseguimos entregar um melhor atendimento para os nossos munícipes, que merecem muito cuidado e atenção", disse a secretária de Saúde  Roberta Goltara.

Neste período, a Semus remanejou o horário de atendimento de oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) para até as 19h (Santa Bárbara, Morada de Santa Fé, São Francisco, Valparaíso, Bela Aurora, Rio Marinho, Itaquari e Flexal II), promoveu o atendimento humanizado e acessível para a Pessoas com Deficiência (PcD) nas UBS e contratou 60 novos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

A Semus também apresentou em sua prestação de contas a revitalização e ampliação de diversos equipamentos de saúde, como os da UBS e o Pronto-Atendimento (PA) de Bela Vista e das UBS de Bela Aurora, Santa Luzia, São Francisco, Morada de Santa Fé e Nova Rosa da Penha I.

Foram apresentados, também, a implementação da rotina do setor de protocolo e emissão de licença sanitária, ambos por meio do sistema Simplifica/ES, além de evolução no cadastro populacional na Atenção Primária à Saúde (APS), que agora conta com 89 equipes.