Secretaria de Assistência Social promove capacitação para trabalhadores da Rede de Atendimento e Proteção à Criança e ao Adolescente

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Cariacica (Semas) promoveu nesta quarta (6) e nesta quinta-feira (7) a Capacitação da Rede de Atendimento e Proteção à Criança e ao Adolescente, no Centro Cultural Frei Civitella, em Campo Grande.

O evento é para 120 inscritos e é voltado para conselheiros tutelares e trabalhadores dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), dos Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e de entidades socioassistenciais.

“Nós temos uma preocupação de sempre capacitar nossos servidores para que o atendimento aos munícipes seja cada vez melhor, facilitando o acesso aos serviços da Assistência”, afirmou Danyelle Lirio, secretária de Assistência Social de Cariacica.

Os participantes participaram de várias palestras. Uma delas foi “Desafios da rede de proteção listada pelo ECA, frente às dificuldades do cenário social urbano”, ministrada por Solineia Braun, que é psicóloga, mestre em Ensino de Humanidades pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), doutoranda em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Ufes e psicóloga do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES).

Mais palestras

Outro assunto foi “Violações aos Direitos de Crianças e Adolescentes: Rede de Atendimento e Proteção integral”, com Vanessa Brasil da Silva, advogada, presidente da Comissão da Infância e Juventude da OAB/ES.
Mirtes Brasílio da Silva, pedagoga da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) e coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) falou sobre “Articulação intersetorial para prevenção e erradicação do trabalho infantil (Peti)”.

“O Conselho Tutelar e seu atendimento. Quando e por que devemos acioná-lo?” foi o tema da palestra de Reinaldo Balbino Pereira, que foi conselheiro tutelar por cinco mandatos na cidade de Engenheiro Coelho (SP), região metropolitana de Campinas. Atualmente, ele é assessor técnico dos Conselhos Deliberativos de Políticas Setoriais vinculados à Secretaria Municipal de Assistência Social.