Centenas de moradores participaram da primeira edição do Cariacica + Perto de Você: ação de cidadania ofereceu mais de 50 serviços à comunidade

A cozinheira Janete Maria Fátima Alves estudou na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Jorge, em Rio Marinho, durante oito anos. Neste sábado (4) ela levou os filhos Robert, 6 anos, e Roberta, 9, ao local onde aprendeu a ler e a escrever para que eles aprendessem uma outra lição: a de cidadania.

Ela foi uma das centenas de pessoas que participaram da primeira edição do Cariacica  + Perto de Você, que inaugurou as comemorações do aniversário de 132 anos da cidade, e levou mais de 50 serviços à comunidade.

Janete aproveitou muitos serviços oferecidos, como vacina e corte de cabelo. Já a criançada brincou e comeu pipoca e algodão doce, além de curtir as atrações culturais. “Eu gosto muito de participar dessas ações porque a gente encontra tudo em um lugar só”, disse a cozinheira.

Este foi realmente o objetivo da programação, que foi um sucesso, reunindo mais de 50 serviços oferecidos pela Prefeitura de Cariacica.

“Nós queremos nos aproximar das comunidades, levando essa grande ação de cidadania para perto dos moradores”, ressaltou o prefeito Euclério Sampaio. Ele já adiantou que a próxima edição do projeto será no bairro Operário, no próximo dia 25 de junho. “Depois vamos levar os serviços para todas as regiões”, acrescentou Euclério.

A acompanhada dos filhos Lívia, de 5 anos, e Mateus, de 11, a moradora Sandriele de Souza Pereira atualizou o cartão de vacinação das crianças, tirou carteira de identidade e fez até corte de cabelo.

Diversão e cidadania

A festa da cidadania levou muita diversão para a comunidade, com distribuição de algodão doce, picolé, recreação com piscina de bolinhas e futebol de sabão.

Também aconteceu a exibição de grupo de capoeira do Projeto Semearte, da Secretaria Municipal de Educação, coordenado pela professora Alessandra dos Santos. Na apresentação, alunos de todas as idades. Até José Domingos Polonine, de 83 anos, mostrou que o esporte é para todos. Ele é um dos integrantes do grupo de capoeiristas que participou do Cariacica + Perto de Você.

Mascote

Durante a abertura, também foi anunciado o nome da mascote da coleta seletiva: Seletico, que foi escolhido após um concurso realizado em uma parceria entre as secretarias de Serviços, Educação e Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente.

Mais serviços

O Cariacica + Perto de Você ofereceu encaminhamento para entrevista de emprego, emissão de carteira de identidade, consultoria jurídica e inclusão no Cadastro Único (CadÚnico), entre outros serviços.

Na programação também foram oferecidas orientação sobre atividades físicas; aulas de ginástica, dança e alongamento; vacinação; acompanhamento de Saúde do Auxílio Brasil; e aferição de pressão arterial e glicemia. O Corpo de Bombeiros fez demonstração sobre como utilizar a botija de gás corretamente.