Campanha Maio Amarelo leva palestra sobre Educação no Trânsito para alunos da Escola Tancredo de Almeida Neves, em Santa Bárbara

Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Tancredo de Almeida Neves, em Santa Bárbara, tiveram uma aula diferente. A equipe da Secretaria Municipal de Defesa Social de Cariacica (Semdefes) fez uma palestra voltada para a Educação no Trânsito, em referência ao Maio Amarelo, mês que simboliza a prevenção de acidentes no trânsito.

O encontro aconteceu na noite desta quarta-feira (18) e contou com a presença do coordenador de Educação para o Trânsito da Semdefes, Joel Nascimento Freire, e dos agentes de trânsito Marina Zanetti e Nilmar Griggio. Por meio de vídeos educativos, os alunos tiveram aula de algumas noções de trânsito, bem como dirigir com segurança, leis e regulamentações, uso do cinto de segurança, entre outros assuntos relacionados à direção defensiva.

"O objetivo das palestras, além de divulgar cada vez mais as ações do Maio Amarelo por parte da Semdefes, é conscientizar o maior número de pessoas possível para que tenhamos redução nos níveis de acidente e um trânsito cada vez mais colaborador", informou Joel Nascimento Freire. "Nós, agentes de trânsito, buscamos orientar e explanar a importância de respeitar as leis de trânsito, dando ênfase à preservação da vida", destacou a agente Zanetti.

O diretor da escola, Gilson Miranda Ferreira, destacou um novo olhar de percepção adquirido pelos alunos com o bate-papo. “A palestra de educação no trânsito para os estudantes e profissionais da EJA foi importante para um olhar mais diferenciado sobre as obrigações como condutores de veículos, pedestres ou passageiros, e reflexão sobre atitudes mais conscientes para que não haja acidentes no trânsito", afirmou o pedagogo.

Paralelamente às atividades do Maio Amarelo, as escolas da rede estadual estão recebendo a equipe da Semdefes, que promove palestras, apresentações lúdicas, ações de conscientização e orientação para o trânsito. A ideia é promover a discussão com os alunos para conscientizar a todos sobre a importância do tema.

Mais ações

Nesta sexta (20), a programação do Maio Amarelo continua com a apresentação de teatro infantil para crianças de 5 a 10 anos, a partir das 15 horas, no Centro Educacional Vicente Pelicione (Cevip), em Santa Cecília.